Como podemos compreender o que nossos clientes realmente precisam e sentem sem conhecermos e entendermos a nós mesmos?
“Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.” — Sun Tzu
Em vendas ou atendimento ao cliente, qual a coisa mais positiva que você pode pensar (e ainda ser verdade) para você?
• Talvez você veja sua função como algo muito negativo, mas ainda assim pensar algo como “eu tenho um bom produto e algumas pessoas podem acha-lo bem útil”. Isso é simples e positivo!
Quando conseguir achar um tipo de pensamento que seja positivo e honesto, você vai perceber que ele é mais útil que sua antiga forma de ver. Esta conversa interna é muito boa para trabalhar sua própria mente!
Mudar a própria forma de pensar é a chave para sentir-se e agir diferente com o cliente. Quando o atendimento passar a ocupar um novo lugar na sua mente e emoção, você poderá se sentir confortável o bastante para explorar novas formas de ser melhor.
Ou seja, na medida que você se sente mais confortável e feliz com o que está fazendo, mais vontade você tem de pensar e melhorar nisso, tornando-se realmente competente. Na medida que achamos que algo é desagradável, evitamos pensar, e, com isso, não fazemos grandes planos ou mudanças.
• Lembre deste pequeno detalhe, esta conversa interna pode ser absolutamente valiosa quando você estiver em diversas situações. Seu “produto”, pode ser uma ideia importante que você vai comentar com seu chefe ou qual estratégia você vai passar para seus funcionários e colegas.
Uma vez que você esteja de bem consigo mesmo e com sua função, você pode dar o próximo passo na tentativa de alcançar o cliente e entender como ele pensa, para poder melhor atendê-lo. Continue atento para novas dicas!
Márcia Pinto Rodrigues,
Consultora, Palestrante e Diretora da Mais Treinamento e Consultoria.