Você sabe o que é soft skills e qual a sua importância para o alcance de alta performance e atingimento dos resultados em sua empresa?
O mundo corporativo exige muito mais do que um bom currículo. A área de recursos humanos está atenta às soft skills dos profissionais que podem fazer toda a diferença na hora da contratação.
Os colaboradores, e especialmente os candidatos a cargos de liderança, precisam ter habilidades comportamentais que possibilitem o sucesso nos relacionamentos profissionais.
Isso significa que análises são realizadas buscando pessoas que possuam capacidades em desenvolver suas tarefas, mas atendendo aos seguintes critérios:
- colaboração,
- flexibilidade,
- trabalho sob pressão,
- comunicação eficaz,
- orientação para resultados,
- liderança de equipes.
Além da contratação de colaboradores que possuam essas características, as empresas estão cada vez mais investindo na formação dos seus profissionais, onde o desenvolvimento dessas habilidades é prioritário.
O que são soft skills?
O termo soft skills significa habilidades interpessoais, portanto, trata-se das competências emocionais, mentais e sociais associadas às características do profissional.
Muitas organizações trabalham ações que venham a desenvolver nos colaboradores soft skills que garantam uma alta performance nas atividades diárias e um bom relacionamento pessoal e em grupo.
Quais são as soft skills que precisam ser trabalhadas?
Para melhorar o desempenho e garantir um ambiente harmonioso e produtivo, as empresas devem investir no desenvolvimento das seguintes soft skills em seus colaboradores:
Comunicação de qualidade
Um dos maiores problemas das corporações está na falta de clareza das comunicações, ou seja, a equipe não sabe exatamente quais são os objetivos a serem atingidos, qual a estratégia a ser desenvolvida e como agir para alcançá-la.
Os profissionais precisam saber se expressar de forma clara e objetiva, bem como aprender a ouvir e compreender aquilo que está sendo transmitido.
Outra característica essencial é que o profissional saiba se expressar através da escrita, seja no desenvolvimento de um e-mail ou nas comunicações instantâneas realizadas através de aplicativos de comunicação.
Empatia e colaboração
Os profissionais precisam desenvolver a empatia, colocando-se no lugar dos outros nas mais diversas situações, especialmente quando algum objetivo não está sendo atingido ou um cliente está com algum problema.
A colaboração para que o colega ou o membro da equipe consiga atingir seus objetivos melhora significativamente os resultados e elimina os problemas de relacionamento.
Planejamento e organização
Os profissionais que desenvolvem suas tarefas a partir de um plano de ação e de forma organizada tendem a obter resultados com maior rapidez e qualidade, diminuindo substancialmente o retrabalho.
A adoção de planejamento e a organização dos trabalhos fazem parte das soft skills que precisam ser incorporadas ao currículo de qualquer profissional.
Resiliência e flexibilidade
A resiliência é a habilidade que possibilita a rápida remodelação do profissional nos momentos de problemas e fases difíceis de serem transpostas.
A calma e a força necessária para recomeçar ou se ajustar à nova realidade apresentada são características presentes na resiliência.
Junto da resiliência, outra característica que precisa estar presente nos bons profissionais é a flexibilidade e adaptação às novas circunstâncias, onde a persistência e o esforço possibilitam que determinado objetivo seja atingido.
Trabalhar sob pressão
O líder e seu time precisam incorporar as suas características às habilidades interpessoais que suportem o trabalho sob pressão, onde a ética seja mantida e a capacidade na resolução dos problemas faça parte do cotidiano.
Muitas vezes a criatividade e as relações interpessoais são a chave para a resolução das dificuldades, quando a inovação e a integração da equipe transforma situações adversas em grandes conquistas para a empresa.
Caso sua empresa ainda não esteja avaliando as soft skills dos candidatos às vagas do seu empreendimento, é hora de observar com atenção essa possibilidade.
Além disso, o treinamento e a capacitação da equipe modificam completamente o ambiente de trabalho, aumentando o desempenho nas tarefas e permitindo o atingimento dos objetivos a serem alcançados.
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