Velocidade e qualidade! Saiba como o tempo de resposta pode ser determinante para fechar mais negócios
Até aqui a sua equipe fez tudo certo. Vocês contam com etapas alinhadas e certeiras de prospecção, conseguiram chamar a atenção da pessoa do outro lado da linha e, agora, é chegado o momento de enviar uma proposta.
Pois saiba que não é só porque o prospect teve interesse em conhecer melhor o trabalho e os valores oferecidos, que isso significa que a sua equipe já pode relaxar.
Pelo contrário, o tempo de resposta para enviar uma proposta pode ser determinante para que vocês fechem negócio.
Quer entender melhor sobre o assunto? Então, não deixe de ler este artigo!
A importância do tempo de resposta
Quando uma solicitação de proposta chega até a empresa, ela precisa ser priorizada para ser respondida o mais rápido possível. Afinal, responder uma ligação em até 10 minutos pode aumentar significativamente a taxa de fechamento.
Isso acontece porque o prospect está muito mais aberto a ouvir sobre o que a sua empresa tem a oferecer e a conversar com um vendedor logo após solicitar um contato. Dessa forma, este potencial cliente estará mais engajado e mais disposto a negociar.
Com o passar do tempo, ao contrário, o prospect perde o senso de urgência. Por isso, as chances de o vendedor criar conexões com ele e conseguir levar a proposta adiante são menores.
Além disso, o seu concorrente pode ter sido mais rápido em dar um retorno e, por isso, vai acabar fechando na sua frente.
Não perca o timing
Quanto mais rápido os seus vendedores retornarem para o prospect, maiores as chances de criar conexões. Consequentemente, maior a abertura e engajamento do prospect para negociar e fechar negócio.
Para que isso aconteça, no entanto, é preciso de uma integração eficiente entre os contatos que chegam para a empresa e os vendedores. Afinal, de nada vai adiantar os seus vendedores serem ágeis se os contatos do site, por exemplo, ficarem perdidos.
Um bom CRM pode ajudá-lo com essa tarefa. Com a ferramenta, é possível receber os contatos em tempo real e acompanhar a evolução das conversas com o prospect. Além disso, o CRM ajuda a criar um fluxo eficiente de prospecção, tornando todo o processo mais ágil e eficaz.
O resultado é um trabalho mais alinhado e nenhuma oportunidade perdida por falta de organização.
Rapidez e eficiência
É importante dizer, no entanto, que de nada vai adiantar ter uma equipe rápida se vocês não conseguirem entregar valor para o cliente.
Em outras palavras, a proposta não deve apenas ser enviada com velocidade, mas também deve estar de acordo com o que o cliente precisa.
Uma ótima solução aqui é fazer um contato rápido com o prospect para entender melhor o que ele deseja ou os problemas enfrentados. Assim, é possível fazer algumas perguntas para avaliar melhor o cenário atual e, então, montar uma proposta mais adequada.
Além de elencar informações importantes, como o montante disponível para investimento, tente entender também o que o prospect entende como valor.
Com isso, vocês terão duas cartas na manga: velocidade em atender e uma proposta de alto valor agregado.
Evite o perigo de a sua proposta chegar tarde demais ou de ser apenas mais uma na multidão. Mantenha a sua equipe trabalhando de forma focada e de modo a compreender a fundo o que o cliente realmente precisa.
Para isso, não deixe de investir constantemente em um bom treinamento de venda. Com isso, você verá os resultados aumentarem e, o mais importante, se tornarem mais lucrativos!