Liderar está muito distante de dar comandos autoritários e pressionar a equipe para atingir bons resultados.
Um líder eficaz motiva aqueles que trabalham com ele e provê as ferramentas e conhecimentos necessários para que os objetivos sejam superados.
No entanto, o discurso de como ser um bom líder é muito mais fácil na teoria do que na prática. Afinal, gerenciar diferentes personalidades e comportamentos é uma tarefa complexa e que demanda diversas habilidades.
De forma geral, um bom líder eficaz pode adotar as seguintes atitudes e hábitos para engajar a equipe:
1 – Seja respeitoso sempre
Para ser respeitado é preciso, antes de tudo, respeitar o próximo. O respeito é a base de todo relacionamento e não poderia ser diferente quando falamos de liderança.
E esse posicionamento vale para todos os cargos e todos os tipos de interação que você tiver ao longo da sua vida profissional. Em outras palavras, de nada adianta respeitar o seu superior e equipe se, nos processos seletivos, os candidatos foram tratados com desdém.
Lembre-se de que, enquanto líder, você estará sob holofotes o tempo todo. Por isso, é preciso redobrar a atenção com as atitudes que tomar.
2 – Assuma que você não sabe de tudo
Há uma visão bastante distorcida ainda de que um bom líder possui conhecimentos avançados e sobre tudo o que envolve a sua área.
Especialmente nos dias de hoje, reconhecer que você não tem todas as respostas fará toda a diferença não apenas para liderar, como também para se abrir mais para novos pontos de vista e tornar o trabalho ainda mais eficaz.
Não tenha medo de dizer que você não sabe uma resposta ou de reconhecer uma habilidade que alguém da sua equipe possui e você não. E, sempre que uma dessas situações acontecerem, se mostre disposto a pesquisar mais sobre o assunto e aprimorar o seu trabalho.
3 – Lidere pelo exemplo
De que adianta cobrar da sua equipe pontualidade se você não consegue chegar no horário?
Um bom líder dá o exemplo das atitudes que espera daqueles que trabalham com ele. Por isso, o primeiro a mudar ou adotar uma postura diferente deve sempre ser você.
4 – Saiba delegar
Outro ponto importante para se tornar um bom líder é entender que ajudar a sua equipe é muito diferente de ser centralizador.
Um gestor eficaz está a disposição e oferece as ferramentas, treinamentos e suporte necessários para que cada um consiga desenvolver o seu trabalho.
Ao contrário, querer tomar todas as decisões e acompanhar minuciosamente as atividades, deixa os colaboradores inseguros e torna todo o processo ineficiente.
Conheça bem as habilidades de cada um na sua equipe e aproveite-as da melhor forma possível. Com isso, o trabalho terá um resultado de grande qualidade e desempenho!
5 – Invista no seu autoconhecimento
Quanto mais você souber das suas forças e fraquezas, mas conseguirá se preparar e agir da maneira correta.
Essa também não é uma atividade fácil e vai demandar bastante esforço. No entanto, os resultados compensarão e você poderá notar uma mudança enorme em como conduz as atividades.
Vale dizer que, assim como é importante apostar em treinamentos para a sua equipe, também é para você. Esse é um momento essencial para desenvolver melhor as suas habilidades e estar em contato com novas técnicas de liderança.
Agora queremos saber: você já aplica alguma dessas dicas que demos aqui? Conte nos comentários!