A liderança em tempos de mudanças exige criatividade, paciência e determinação. Conheça o que mudou nas empresas com relação a esse assunto!
Diante dos novos acontecimentos, um dos grandes desafios é entender como exercer a liderança em tempos de mudanças.
As respostas ainda estão sendo construídas, uma vez que não conhecíamos a realidade que estamos vivenciando até então.
A partir do isolamento social, que tem por objetivo proteger as pessoas da COVID-19, o home office tornou-se a melhor alternativa para a continuidade dos trabalhos.
Ocorre que, com essas mudanças, os líderes também precisaram se readequar e encontrar formas de conduzir suas equipes a partir dessa nova situação.
Capacitar e preparar a liderança em tempos de mudanças é obrigação e a alternativa para se obter sucesso em qualquer corporação!
Quais os objetivos do líder?
Toda organização necessita de liderança, sob pena de se criar uma cultura diferente da pretendida e não haver a priorização adequada de tarefas e necessidades.
O líder precisa estar preparado para atender às seguintes situações:
- reconhecer problemas,
- contribuir para o atingimento de metas,
- inspirar, facilitar e motivar equipes,
- criar estratégias para atingir objetivos,
- ter visão do futuro,
- trabalhar os riscos,
- analisar oportunidades,
- integrar equipes,
- atender às expectativas da empresa.
Diante de tantas obrigações, como aplicar a liderança em tempos de mudanças?
É possível liderar uma equipe quando todos estão em ambientes isolados, onde os contatos passam a ser virtuais, sem a presença física? Sim! Isso é possível e não é novidade no mundo corporativo.
A liderança a distância
A liderança a distância é uma prática que existe já faz bastante tempo, já que não havia disponibilidade de comunicação que não fosse através de telefonemas e eventuais reuniões presenciais.
Essa prática era comum na área de vendas corporativas, na qual, até hoje, equipes atuam de forma individual e isolada, no entanto, atendendo às diretrizes e regras de um líder, situado em determinado lugar do mundo.
Já há algum tempo, o home office também foi estendido para equipes de TI, marketing e todas as outras que podem executar seus trabalhos remotamente.
Mas, diante das mudanças, essa prática precisou ser estendida para as empresas que ainda não estavam estruturadas para ela.
Apesar disso, é perfeitamente possível aplicar regras, normas e estabelecer metas para o atingimento dos objetivos.
Como praticar a liderança em tempos de mudanças?
Para praticar a liderança em tempos de mudanças, se faz necessário:
- redobrar a atenção com os acontecimentos,
- criar metas possíveis de serem realizadas,
- possibilitar condições para o trabalho home office,
- reunir, ainda que virtualmente, a equipe para dúvidas e esclarecimentos,
- criar normas e regras para o sucesso da operação,
- acompanhar individualmente cada colaborador e ajudá-lo na mudança,
- treinar os colaboradores diante dos novos métodos de trabalho,
- estar presente, mesmo a distância, colocando-se à disposição da equipe.
Como desenvolver essas atividades?
A base para o desenvolvimento dessas atividades está na disciplina e priorização das tarefas a serem executadas.
A comunicação passa a ser uma das principais ferramentas para o sucesso de uma operação home office, onde os objetivos precisam estar claros.
O líder precisa desenvolver a sua habilidade de comunicação, como ponto principal, sem esquecer de se adaptar à nova realidade para:
- tomada de decisão com foco em produtividade e resultados,
- criação de estratégias,
- formação e manutenção de equipes,
- gestão de pessoas,
- delegar tarefas e apresentar feedbacks,
- motivar e reter talentos,
- gestão do tempo.
O líder passa a ser prioritário e indispensável no sucesso dos processos home office, pois a habilidade em conduzir equipes a distância é o que fará diferença no sucesso das empresas com os novos tempos.
Isso só é possível através de treinamento e capacitação, quando os líderes poderão compreender o que, como e quando devem agir para que os objetivos da corporação sejam alcançados.
A Mais Treinamento é uma empresa especialista em treinamentos voltados à liderança em tempos de mudanças e pode colaborar com o seu negócio, preparando e capacitando seus líderes para desenvolverem seus trabalhos com qualidade. Faça contato e saiba mais a respeito!