X
    Categories: Geral

As vantagens de ser otimista- (Um kit de sobrevivência para tempos difíceis) baseado na obra de Allan Percy

Doze propostas simples para estimular o otimismo

– Corrigir a postura: A postura corporal influencia diretamente o estado de ânimo, pois uma coisa é reflexo da outra. Se nos acostumarmos a andar com a cabeça erguida e as costas eretas, dando passos largos, estaremos mandando para nosso inconsciente a mensagem de que “tudo vai dar certo”.

– Modular a voz: Nossas cordas vocais são um instrumento capaz de transmitir sinfonias alegres ou marchas fúnebres. O otimista deve desenvolver um tom alegre, entusiasmado e, ao mesmo tempo, tranquilo, que transmita confiança aos seus interlocutores. Sorrir enquanto fala ajuda a desenvolver um canal positivo de comunicação, pois cria uma ligação emocional imediata.

– Concentrar-se na solução, não no problema: Existem dois tipos de pessoas: as que passam a vida sofrendo com os problemas e as que se esforçam para encontrar soluções. Faça o teste: a próxima vez que passar por uma situação difícil, não diga “ tenho um problema” antes de examinar as possíveis soluções e optar por uma delas.

– Ser sempre positivo: A característica principal da pessoa otimista é a capacidade de transformar tudo que acontece em algo positivo. O otimista não desperdiça sua energia irritando-se ou discutindo. E, obviamente também não se queixa.

– Rodear-se de amigos: parece óbvio, mas não é tão claro para todos: a solidão favorece o pessimismo. É fácil comprovar: quem tem alto astral costuma se cercar de muitas pessoas e com elas trocar mensagens positivas. Agindo assim, suas baterias de otimismo estão sempre carregadas. É importante, no entanto, cercar-se de pessoas de sinal positivo (+), porque as de sinal oposto (-) conseguem apenas nos contagiar com sua negatividade.

– Praticar a gratidão: As pessoas gratas têm consciência das benções que recebem e, assim, recarregam suas baterias do otimismo.

– Aprender algo novo: Para que a vida faça sentido, devemos evitar a sensação desagradável de que estamos sempre no mesmo lugar. Diferentemente doa animais, o ser humano é programado para aprender em todas as etapas de sua existência. Além disso, só nos sentimos completos e realizados se, no fim da jornada, conseguimos acrescentar algo novo à nossa bagagem emocional.

– Ter pequenas metas e grandes objetivos: satisfação.

– Viver sem endividar-se: As dívidas de qualquer tipo são motivo de estresse e podem nos fazer cair nas redes do pessimismo. O otimista controla o próprio dinheiro e vive satisfeito como que tem.

-Entrar em contato com a natureza.

-Destacar o que é bom, relativizar o que é ruim: Ver o copo meio cheio ou meio vazio é questão de perspectiva. Para avaliar a verdadeira importância de algo que nos aconteceu, devemos perguntar a nós mesmos: “ Isso vai fazer diferença daqui a um ano?”.

– Não analisar: Está comprovado que as pessoas que andam por aí analisando a vida com uma lupa são mais pessimistas do que as que dedicam simplesmente a vivê-la.

Priscila Pontes é

vendedora da Mais Treinamento e consultoria.

As vantagens de ser otimista- (Um kit de sobrevivência para tempos difíceis) baseado na obra de Allan Percy was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."