Alguns atendentes abrem mão da formalidade por acreditarem que esta não seja importante e frequentemente usam gírias para se comunicarem com os clientes, isso pode parecer natural para um cliente mais descontraído ou pode soar como um descaso para outro de postura mais séria.
Existem aqueles que preferem manter um padrão formal e utilizam scripts para não se perderem na comunicação, pois acreditam que a formalidade demonstra profissionalismo e respeito, enquanto outros conversam com clientes como se estivessem falando com um amigo de infância.
Nós da Mais Treinamento acreditamos que devemos primeiramente criar empatia com o cliente, observarmos seu perfil e tratá-lo como ele gostaria de ser tratado, respeitando limites e tendo bom senso.
A ferramenta perfil comportamental observável DISC nos ensina quem é nosso cliente e se devemos ou não terminar um e-mail com ”abraços” ou “beijos”.
São nos pequenos detalhes que ganhamos e fidelizamos os clientes, que passamos uma aparência adequada ou inconveniente.
E a cultura da sua empresa como é? Você trata seus clientes informalmente? O que você considera adequado para um bom atendimento?
Compartilhe sua experiência!
Kerlly Barbosa é Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Márcia Pinto Rodrigues é Consultora, Palestrante e Diretora da Mais Treinamento em Consultoria.