Aplicar a inteligência emocional em vendas é possibilitar relacionamentos de qualidade e melhores resultados nas negociações com os clientes!
Conhecer e adotar a inteligência emocional em vendas possibilita que sua equipe comercial consiga localizar, distinguir e controlar os sentimentos negativos que acabam prejudicando os relacionamentos e negócios com o mercado.
Os sentimentos negativos, que em muitas ocasiões surgem com intensidade, causam sérios problemas na vida pessoal e profissional, tais como:
- tristeza,
- decepção,
- raiva,
- medo.
Trabalhar esses sentimentos e controlá-los, a ponto de não deixá-los interferir e até mesmo comandar nosso comportamento, é possível através do reconhecimento e aplicações de algumas técnicas.
A inteligência emocional em vendas deve ser estudada e aplicada junto aos profissionais da área, possibilitando o equilíbrio, serenidade e melhora dos resultados.
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os sentimentos que surgem em nossas vidas cotidianamente, bem como nas pessoas que fazem parte do nosso convívio pessoal e profissional.
Esse reconhecimento possibilita que saibamos administrar a situação emocional, lidando adequadamente com os sentimentos e não permitindo que atitudes negativas e pensamentos improdutivos façam parte das situações não previstas.
Como controlar as emoções?
A tarefa de controlar as emoções não é de fácil aplicação, no entanto, a partir da adoção de algumas técnicas, os sentimentos podem ser trabalhados de forma a evitar debates improdutivos, choque de ideias, discussões não proveitosas e ações infrutíferas.
A inteligência emocional em vendas contribui para que o profissional da área comercial possa perceber quando esses sentimentos negativos estão interferindo no seu trabalho, possibilitando que:
- uma atitude adequada seja tomada diante da emoção vigente,
- seja feita corretamente a identificação dos gatilhos que o levaram a essa emoção,
- saiba como prevenir situações idênticas no futuro,
- consiga minimizar os efeitos dessas emoções.
Da mesma forma, esse conhecimento faz com que o profissional da área de vendas perceba em outras pessoas situações emocionais que as estejam afetando e interferindo em suas ações e pensamentos, bem como que possam estar interferindo no não fechamento do negócio.
Quais os benefícios da inteligência emocional em vendas?
Uma equipe preparada e que conheça e aplique a inteligência emocional em vendas está sempre pronta para enfrentar situações adversas e de estresse, quando de suas relações com líderes, colegas, clientes e, especialmente, prospects.
Para atingir esse objetivo, os profissionais precisam desenvolver as seguintes ações:
Autoconsciência
A autoconsciência implica no conhecimento de suas próprias emoções, percebendo quando estão acontecendo e por quais motivos.
Para isso é importante uma reflexão e avaliação dos seus pontos fortes e fracos, levando-se em conta características como:
- temperamento,
- personalidade,
- sentimentos,
- comportamento.
Autocontrole
A partir da conscientização e do conhecimento de si, o profissional de vendas precisa desenvolver o autocontrole para enfrentar com sabedoria os momentos de dificuldades nos relacionamentos com o mercado e interpessoais.
Identificando os problemas que geram mudanças em suas emoções, o vendedor consegue se antecipar e preparar-se adequadamente para essas situações.
Empatia
A empatia é caracterizada por colocar-se no lugar da pessoa que está passando por alguma situação, onde o seu comportamento não está de acordo com o esperado.
Trabalhar com empatia facilita a resolução dos problemas e a compreensão dos sentimentos daqueles que, por alguma razão, não concordam ou reagem de forma não prevista.
A empatia contribui ainda para o fechamento de negócios mais assertivos, já que o vendedor entenderá profundamente quais são as necessidades e dores do seu potencial cliente e poderá avaliar criteriosamente se a solução que vende o ajudará ou é melhor fazer a indicação de alguma outra empresa.
Gestão dos relacionamentos
Saber trabalhar a gestão dos relacionamentos é fundamental para o profissional de vendas, pois ele pode modificar todo o cenário a partir de suas ações e palavras.
Aplicando a inteligência emocional em vendas é possível criar relações gerando estímulos positivos que fazem com que o cliente sinta-se bem com a sua presença, o que facilita o alcance dos objetivos.
Automotivação
A automotivação é a última característica a ser trabalhada.
Conhecendo as emoções e sabendo lidar com as fraquezas é mais fácil criar situações favoráveis para ter dias mais previsíveis e conseguir, assim, alavancar os resultados.
Cada profissional precisa aprender a trabalhar a sua própria motivação e buscar recompensas que o faça empreender, criar, superar e conquistar o seu espaço em suas vidas.
No entanto, os treinamentos são peças fundamentais para desenvolver habilidades desejadas no time e melhorar os resultados.
Se sua empresa ainda não aplica a inteligência emocional em vendas, conheça a Mais Treinamento e confira as possibilidades existentes para transformar a sua área comercial e garantir excelentes resultados para o seu empreendimento!