O mercado mudou muito nos últimos anos e a sua gestão comercial não pode mais ficar parada no tempo!
O mercado está cada vez mais competitivo e dinâmico. Portanto, manter antigas estratégias de vendas é sinônimo de perder espaço e se ver obrigado a brigar pelos preços. E, como já sabemos, esse tipo de postura não mantém um crescimento saudável para a empresa no longo prazo.
Neste cenário, é preciso aprimorar o relacionamento com os clientes e apostar em processos e abordagens altamente eficazes. E a gestão comercial é extremamente importante para que a equipe se mantenha focada e aumente a performance.
De forma geral, a gestão comercial contempla tanto o relacionamento com o cliente quanto as atividades e processos de vendas.
Será que a sua gestão comercial está adequada para a nossa nova realidade? Siga com a leitura e descubra!
Gestão comercial na era 4.0
Com a transformação digital, a tecnologia começa a exercer um importante papel na maneira como nos relacionamos. E isso vale tanto para o âmbito pessoal quanto para o profissional.
Agora, vender com base na intuição ou na insistência é algo que não tem mais espaço. E, inclusive, pode acabar afastando os clientes e gerando uma rejeição para a empresa.
Adotar processos mais otimizados e abordar o cliente de maneira personalizada, ao contrário, é o caminho para uma gestão de comercial mais certeira e eficaz.
No entanto, para que isso aconteça, é preciso contar com informações e ferramentas que permitam conhecer a fundo os prospects e automatizar funções, como e-mails de acompanhamento.
Aqui, implementar um bom CRM e estudar o mercado, concorrentes e perfil do cliente antes de traçar as estratégias comerciais faz toda a diferença. Assim, você conseguirá usar os recursos de maneira mais adequada e direcionar melhor a equipe.
Como resultado, se tornará possível vender mais e melhor sem que isso demande aumentar a equipe ou gastar mais.
Equipes de alto desempenho
Outro ponto importante é que um bom vendedor não é mais sinônimo de anos de experiência na área ou de “boa lábia”. Pelo contrário, essas são características cada vez mais negativas para a profissão.
A sua equipe precisa contar com uma pluralidade de habilidades e competências para que seja mais competitiva. Portanto, além dos atributos “básicos”, como empatia e uma boa comunicação, é importante que os vendedores entendam de planejamento, marketing, finanças, Programação Neurolinguística, entre outros.
Além disso, quanto mais entrosada for a sua equipe, melhor o desempenho. Portanto, é fundamental que exista uma boa gestão de pessoas e que você, enquanto líder, saiba explorar os pontos fortes de cada indivíduo do seu time.
Processo de vendas 360º
Vale reforçar que o processo de vendas também precisa ser entendido e considerado de forma global. Ou seja, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-vendas.
Afinal, estamos falando de clientes mais exigentes e que contam com diversas opções de escolha. O que significa que sua equipe precisa saber como agregar mais valor ao que está sendo oferecido.
É essa visão 360º que permitirá entender como funciona a jornada de compra do cliente. Além disso, ela permite identificar gargalos e corrigi-los com mais agilidade. Sem contar com o fato de que o relacionamento com o cliente se torna muito mais próximo, o que aumenta consideravelmente a fidelização e, consequentemente, as margens de lucro dos contratos.
Capacitação constante
Por fim, todos esses objetivos só podem ser alcançados com um investimento no capital humano. Afinal, para que você a sua equipe tenham os conhecimentos necessários para atuar nesse novo mercado, é preciso de capacitação constante.
Incentivar a equipe a se desenvolver e assumir que você não sabe de tudo é o primeiro e mais importante passo para tornar a equipe mais competitiva.
Por isso, comece o quanto antes a investir nas habilidades da sua equipe para tornar a gestão comercial mais eficaz. Conheça os nossos treinamentos!