Diversificar o mix de produtos no ponto de venda é essencial para o sucesso de uma operação de varejo. Nesse artigo vamos tratar sobre esse assunto, confira!
Você provavelmente já deve ter ouvido alguma queixa de amigos dizendo que determinada loja não tem nada. Em termos mais técnicos, isso quer dizer que a loja não possui um bom mix de produtos no ponto de venda.
Esse ponto é fundamental para atrair clientes e aumentar as possibilidades de escolha.
Além da oferta de produtos buscados, muitas pessoas fazem compras por impulso, ou seja, decidem o que querem levar no momento em que se chega ao local e vê determinado produto.
Isso significa que se a loja ofertar bons artigos, diversidade de produtos e ainda aliar oferta e condições de pagamento, é muito provável que a compra seja maior que a planejada anteriormente.
A oferta de variedades de produtos atrai clientes e colabora para que o ticket médio seja maior.
Ficou interessado no assunto? Nesse artigo vamos mostrar a importância do mix de produtos no ponto de venda e como os resultados melhoram com ele. Continue lendo e confira.
Por que aumentar o mix de produtos no ponto de venda?
Aumentar o mix de produtos no ponto de venda é uma ação estratégica para o sucesso de qualquer operação de varejo.
Você já percebeu como alguns supermercados apresentam seus produtos nas gôndolas? Quantas vezes, na fila do caixa, você já pegou algum chocolate, doce ou guloseimas enquanto aguarda sua vez?
É assim que trabalham os líderes de mercado, adotando estratégias para aumentar suas vendas.
Agora imagine o contrário: você chegar em uma lanchonete, onde são produzidos os melhores sanduíches da sua cidade, e na hora do pedido o atendente diz que não servem bebidas, pois o local é especializado em lanches.
Há grandes chances de você não retornar ao local, pois imaginava que faria seu lanche, tomaria um refrigerante e ao final pediria um sorvete como sobremesa.
Os varejos, independentemente se porte e segmento, que não servem variedades e opções aos seus clientes, não conseguem sobreviver atualmente.
Qual o limite do mix de produtos?
Para definir quais os itens que farão parte do mix de produtos no ponto de venda da sua empresa é fundamental ter um acompanhamento preciso do giro das mercadorias, onde aquelas que não tem uma boa aceitação pelo seu público devem ser substituídas.
Portanto, o limite do mix de produtos está no capital de giro e no espaço que sua loja tem para oferecê-los, bem como na boa aceitação que possuem junto ao consumidor.
Isso vale para todos os segmentos, vamos dar alguns exemplos.
É importante que os produtos próximos estejam correlacionados, ou seja, ao lado do açougue deve ser visível a oferta do sal, carvão, grelhas, espetos, bebidas e mercadorias relacionadas ao churrasco que, possivelmente, o comprador está programando.
Próximo aos sapatos sociais, uma boa dica é deixar em posição visível meias, gravatas, paletós e produtos para completar a sofisticação e elegância que o consumidor está buscando.
Caso sua loja seja só especializada em calçados, coloque os diversos modelos com cores e estilos diferentes próximos, para que o cliente aproveite o momento e leve dois ou três pares.
Em restaurantes e mercados, utilize os pontos de venda para ofertar sobremesas, guloseimas e bebidas geladas.
Use a criatividade e faça uma oferta de produtos correlatos ao seu foco principal!
Alguns cuidados necessários
O mix de produtos no ponto de venda é fundamental e atrai as pessoas, no entanto, alguns cuidados são necessários para que os resultados sejam positivos:
- defina uma quantidade de produtos expostos por segmento baseada na popularidade e aceitação,
- ofereça produtos parecidos com os destaques, mas com preços mais baixos, as versões “lite”,
- não deixe faltar os produtos que mais vendem e que proporcionam maior retorno em lucratividade,
- avalie os resultados constantemente e substitua os produtos que têm baixa procura ou que não colaboram na margem de contribuição do seu negócio.
Adotando essas técnicas e capacitando sua equipe de vendas, para que estejam atentos às necessidades dos clientes e busquem alternativas que satisfaçam às suas vontades, você estará à frente no seu segmento.
Vale lembrar que o treinamento de vendas é essencial para sua equipe e para o bom atendimento. Prepare sua equipe para mudanças em seu negócio com a Mais Treinamento, temos cursos especializados para capacitar seus vendedores!