Veja algumas dicas para melhorar a gestão do tempo dos vendedores e tornar o processo de vendas mais eficaz.
O tempo do vendedor é um recurso bastante caro. Afinal, se ele não for bem usado, o dia não é produtivo e, consequentemente, os resultados no final do mês ficam abaixo do esperado.
Por isso, administrar bem as atividades de prospecção é o segredo do sucesso para vender mais e melhor. Assim, não nos vemos sobrecarregados ou, então, realizando muitas tarefas que não resultam em nada positivo.
Você já se viu em uma situação em que você ou a sua equipe enviam muitas propostas e têm pouco retorno? Saiba que esse pode ser um sinal de que a gestão do tempo não está eficaz!
Veja, a seguir, algumas dicas para definir as prioridades de prospecção e melhorar os resultados!
1 – Nem tudo pode ser importante
Se a sua lista de tarefas é enorme e todas as atividades são classificadas como altamente importantes, algo está errado.
Não é possível que absolutamente todas as tarefas sejam determinantes para um bom desempenho do seu trabalho. Por isso, você precisa aprender a priorizar de verdade.
Tenha em mente que as prioridades, no entanto, variam de acordo com o momento da empresa e as metas. Dessa forma, você precisa partir dessas definições para elencar o que deve ser feito primeiro.
Feito isso, liste todas as tarefas pendentes e classifique-as de acordo com o impacto que elas podem trazer para as metas da empresa. Se o impacto for grande e imediato, a tarefa deve ser priorizada. Caso contrário, ficará para depois.
Por fim, organize a lista de prospects, as propostas enviadas e as tarefas a serem realizadas em um cronograma. Aqui, uma ferramenta de gestão de vendas ou de clientes fará toda a diferença para manter a organização.
2 – Elimine distrações e tarefas não programadas
Outro ponto que atrapalha bastante na gestão do tempo de um vendedor são as interrupções. Muitas vezes, perde-se muito tempo em reuniões que não estavam previstas ou resolvendo situações inesperadas.
Tente dedicar um período específico do dia para lidar com essas distrações. Assim, você não precisa interromper a linha de pensamento a todo momento. E, com certeza, ficará muito mais fácil de ser mais produtivo!
3 – Controle as propostas e faça o follow-up
Muitas vezes, o desempenho de vendas é prejudicado porque não há um follow-up adequado das propostas. Com isso, os vendedores perdem muito tempo sempre tentando abrir novos canais e a taxa de conversão não sai do lugar.
É importante determinar quantas vezes o mesmo prospect será cobrado ou abordado antes de o vendedor desistir do contato. Assim, a empresa não perde oportunidades e os prospects também não se sentem invadidos.
Depois, é importante manter o timing de fechamento nas propostas já enviadas. Para isso, organize-as em sua lista de atividades e mantenha o foco nessas oportunidades que já foram iniciadas.
Com focos de atuação claros, boa organização e definição de prioridades que realmente tenham impacto no negócio, a administração do tempo dos vendedores se tornará muito mais eficaz.
Assim, o trabalho será mais produtivo e você vai evitar perda de recursos e de tempo. Resultando em vendas muito mais ágeis e qualificadas!