A escuta ativa é um processo fundamental para a boa comunicação nas organizações. Você sabe como promover essa prática em sua empresa?
A escuta ativa é uma técnica que necessariamente deve fazer parte do cotidiano das pessoas e, principalmente, daqueles que precisam de informações para a realização de suas tarefas profissionais.
É muito comum percebermos que estamos sendo ouvidos, porém não escutados.
Isso significa que o conteúdo da mensagem não foi entendido, ou seja, houve uma falha de comunicação.
Essa situação pode causar inúmeros problemas, que mais tarde se transformam em discussões e desculpas para justificar erros e prejuízos, quando se usa a tradicional frase: “eu não havia entendido dessa forma”.
Portanto, a escuta ativa permite que os erros e desentendimentos de comunicação sejam corrigidos e que as informações fiquem claras a respeito do assunto em debate.
Quer saber como desenvolvê-la? Vamos ajudar!
O que é escuta ativa?
Escuta ativa é o ato de ouvir com atenção aquilo que alguém está nos dizendo, absorvendo o conteúdo e usando a empatia no processo de comunicação.
Além de possibilitar que compreendamos o que a pessoa deseja ou quer nos explicar, é também uma demonstração de educação e generosidade para com o próximo.
Assim como nos sentimos bem quando ouvem o que temos a expor, é comum que os outros tenham também os mesmos sentimentos.
Em um ambiente profissional saber ouvir é ainda mais importante, pois em muitas ocasiões estão sendo informadas situações que precisam ser resolvidas, orientações a respeito de determinada tarefa ou ainda detalhes a respeito de algum procedimento.
Os profissionais que não escutam tendem a:
- cometer mais erros,
- tomar decisões equivocadas,
- causar problemas e prejuízos à operação.
Como implantar um processo de escuta ativa na empresa?
Não existe outra alternativa para a implantação de escuta ativa entre os colaboradores de uma empresa que não seja através da educação e treinamento.
Apesar de parecer um costume inerente à personalidade das pessoas, é possível, através de um trabalho de conscientização, inserir esse novo e importante hábito junto à equipe.
Investir nesse processo é fundamental, especialmente junto daqueles colaboradores que precisam se comunicar com o público, como:
- vendedores,
- atendentes,
- técnicos de suporte.
Como se observa, a escuta ativa precisa ser adotada por todos os colaboradores, com o objetivo de melhorar a comunicação interna na empresa e contribuir para o alcance de resultados mais efetivos junto ao mercado.
Diante disso, é importante buscar especialistas no assunto que possam ajudar a implantar essa técnica no seu negócio.
Resultados com a implantação da escuta ativa
A partir da preparação, conscientização e treinamento das equipes com relação à escuta ativa, os resultados alcançados possibilitam as seguintes situações:
- otimiza o clima da organização,
- promove a confiança entre os membros da equipe,
- reduz conflitos internos,
- gera empatia entre os colaboradores,
- aumenta a segurança das pessoas no trabalho,
- reduz o tempo perdido com retrabalho, por falta de entendimento,
- une o time.
É importante destacar que escutar com qualidade não significa concordar com o que a outra pessoa está dizendo.
No entanto, é uma demonstração de profissionalismo saber escutar, já que a partir das informações recebidas e de uma avaliação a respeito pode-se contra-argumentar com propriedade ou perceber que o outro está com a razão.
A utilização dessa técnica contribui efetivamente na percepção de como determinada mensagem foi recebida pelo público e possibilita mudanças de posicionamento e estratégias nas:
- apresentações de produtos,
- negociações,
- diálogos informais,
- observação das conversas paralelas.
Agora que você já sabe o que é escuta ativa e sua importância nas organizações, contate a Mais Treinamento, uma empresa que pode colaborar com a implantação desta ferramenta junto aos colaboradores, transformando pessoas e ajustando comportamentos!