Saiba o que é a cultura da liderança efetiva e como sua a satisfação e produtividade da equipe pode estar diretamente relacionada a ela!
Praticamente em toda a história da humanidade a cultura da liderança esteve e está presente.
No decorrer de toda a evolução humana vivemos em sociedades, quer sejam tribos, vilas, reinos, estados, países, templos religiosos, escolas, famílias, empresas, etc.
Filmes e narrativas históricas de sucesso ou de derrota, independentemente da época, mostram algo em comum: em todas as situações existe aquele que usa do poder e comanda um grupo.
Hoje, no século XXI, toda nação, instituição ou todo grupo precisa ter um líder, e em uma empresa ele é essencial para alcançar o sucesso.
No entanto, essa figura não é mais aquela que impõe, e sim a que constrói relacionamentos.
Sobre o papel da chefia
Por muito tempo, principalmente no ambiente de trabalho, as pessoas conviviam com a figura da chefia, aquele que mandava e o colaborador tinha que se virar para atender.
O filme O Diabo Veste Prada mostra exatamente essa realidade.
A trama relata o estilo de comandar de Miranda Priestly, interpretada pela atriz Meryl Streep.
No papel literal de chefe ela se mostra carrasca e consegue fazer com que os membros da equipe tenham medo dela, porque os coloca em situações humilhantes e passa tarefas quase impossíveis de serem realizadas.
Sem contar que tanto para ela como para os colaboradores a empresa está em primeiro lugar, a vida pessoal e familiar ficam de lado.
Apesar da ficção, essa situação ainda é real em ambientes corporativos.
De acordo com matéria publicada no Globo, de cada dez pessoas que pedem demissão dos seus trabalhos, oito apontam que o motivo foi a liderança.
Quando falamos de liderança, eliminamos a figura do chefe do ambiente corporativo.
A cultura da liderança efetiva
Os tempos mudaram e com ele os comportamentos e a necessidades humanas também.
O chefe deu lugar ao líder!
O líder de sucesso é aquele que:
- constrói relacionamentos,
- conquista confiança,
- promove o estímulo,
- tem seguidores,
- conquista e motiva pelo exemplo.
Por isso, a função é pautada em estimular as pessoas para que elas trabalhem com satisfação, engajando-as no cumprimento de objetivos e metas.
Isso só é possível desenvolvendo a inteligência emocional e construindo boas relações tanto com os superiores como com os subordinados.
O papel da cultura da liderança nos dias atuais
O líder tem papel essencial no sucesso de uma empresa, já que a partir da sua postura ele consegue mais engajamento, produtividade, qualidade e consequentemente melhores resultados.
Ele é responsável pela construção da cultura de uma empresa, tornando-a mais humanizada e transformando-a em um lugar agradável e produtivo.
Dessa forma, ele fomenta a solidariedade, a amizade, o respeito, a integração e o bem-estar, fatores fundamentais de estímulo a melhores resultados.
Um novo conceito de liderança
As organizações e as gestões precisaram rever sua forma de comandar, tanto para reter talentos quanto para se destacar no mercado.
Um estudo publicado no portal Administradores revelou que empresas humanizadas no Brasil têm uma rentabilidade maior comparada com a média das 500 maiores empresas do país.
O mesmo estudo aponta que:
- o índice de satisfação junto aos clientes é superior a 240%,
- o percentual de elevação do bem-estar dos colaboradores é de 225%.
Isso graças ao novo jeito de gerir que substituiu o chefe, que pensava que sabia tudo e mandava fazer, pela cultura da liderança, que conquista seguidores.
Hoje o foco é aprender a utilizar todas as habilidades e talentos dos colaboradores e promover um ambiente humanizado para trabalhar.
Um ponto importante: toda liderança investe cada vez mais em capacitar sua equipe para desenvolver novas capacidades e promover outras habilidades.
Agora que você sabe mais sobre a cultura da liderança efetiva, conte com a Mais Treinamentos para capacitar sua equipe e otimizar os resultados.