Importante recurso para as organizações e o foco do desenvolvimento do trabalho a ser feito para o desempenho e desenvolvimento da empresa.
O Diagnóstico Organizacional deve ser um processo interativo em que um profissional externo auxiliar os profissionais internos na tomada de decisão. É um instrumento de coleta de informações da organização e tem o objetivo de esclarecer sua realidade interna e definir o perfil da empresa, desenvolvendo um plano de análise.
Desta maneira é possível descobrir a real necessidade da empresa e indicar soluções adequadas para a melhoria dos resultados.
Estes diagnósticos podem ser realizados em todo tipo de instituição.
Um diagnóstico eficaz deve traçar objetivos expô-los de forma clara, identificando a situação da empresa. Deve considerar também o passado recente, o presente e as perspectivas para identificar os problemas e as potencialidades, estabelecendo desta forma as relações de lógicas e efeitos realizando o plano de ação” para desenvolver o que deve ser melhorado, minimizar os problemas e aproveitar as oportunidades.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
NEWMAN, William H.; WARREN, E. Kirby. Diagnóstico: um pré-requisito para boas decisões. São Paulo: Atlas, 1980
OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Márcia Pinto Rodrigues é Palestrante, consultora e Diretora da Mais Treinamento e
Tereza Trintinália é pedagoga e ministra treinamentos na Mais Treinamento