Adquirir habilidades ao longo da vida é uma tarefa a qual estamos aptos. Influências, percepções e até mesmo necessidades nos guiam a isso. Criar um ambiente no qual o cliente sinta-se “envolto”, é uma técnica que podemos desenvolver. Conhecer as necessidades do cliente e adaptar/criar/disponibilizar produtos de acordo com o que ele precisa são características essenciais.
Imagine-se numa loja para comprar uma camisa social. O vendedor percebe sua presença e vai ao seu encontro. Ao abordá-lo, pergunta: “Boa tarde. Você procura algo em especial?”. Se você falar que não, pronto, fim de papo. A abordagem é uma chave que pode desencadear interesses. Agora, tente imaginar algo como: “Boa tarde. Como posso ajudar?”. Invariavelmente, você vai falar que procura uma camisa social. A partir daí, a conversa acaba fluindo naturalmente e, a compra, efetuada.
Criar um clima de conforto e deixar que o cliente fale sobre suas necessidades é primordial. Identificar suas necessidades, criar adaptações, identificar similares, buscar soluções, são passos primordiais para entender, atingir e, quem sabe, superar expectativas.
A abordagem aberta é uma característica que facilita ao atendente a identificação de necessidades. Sabendo como aplicá-la, teremos uma incrível habilidade para envolver e encantar o cliente.
Continue acompanhando nossos artigos e conte com a nossa equipe para auxiliá-lo nessa missão!
Márcia Pinto Rodrigues,
Consultora, Palestrante e Diretora da Mais Treinamento e Consultoria.