Líderes modernos e inovadores investem na gestão de pessoas para formar uma equipe integrada, motivada e produtiva. Saiba como fazer isso.
Uma empresa é composta por máquinas, sistemas e seres humanos e a gestão de pessoas é um dos maiores desafios de um líder.
No mundo corporativo, pode-se dizer que o capital humano está entre as maiores riquezas de uma companhia.
No entanto, muitas organizações têm sérias dificuldades em motivar suas equipes e reter seus talentos.
Culturas ultrapassadas de gerenciamento e dificuldades de compreender o novo perfil das gerações atuais de colaboradores estão entre os principais desafios da gestão.
Logo, a liderança desempenha um papel fundamental para mantê-los estimulados.
Quer saber como gerir sua equipe? Confira as dicas que preparamos para você.
Dicas para fazer uma gestão de pessoas de sucesso
Para uma boa gestão do seu time, você precisa usar de humildade, autoconhecimento para reconhecer algumas falhas e proceder mudanças.
Portanto, há alguns passos que você deve seguir:
Diga adeus ao autoritarismo
Ainda existem gestores que confundem autoritarismo com autoridade.
A empresa de consultoria de gestão Muttare realizou uma pesquisa com líderes e colaboradores que foi publicada com exclusividade pela página Você S/A e traz um dado bem interessante.
De acordo com a publicação, chefes autoritários ainda são a maioria no meio corporativo brasileiro.
Por outro lado, outro estudo feito pela consultoria de recrutamento Michael Page revela que oito em cada dez pedidos de demissão são ocasionados por problemas com a liderança.
É crucial que todo líder compreenda que as atuais gerações desejam e preferem trabalhar com gestões descentralizadoras e participativas.
Avalie o seu comportamento
Um dado muito importante chamou a atenção na pesquisa da Você S/A mencionada acima e mostra a dificuldade do líder na gestão de pessoas.
Conforme citado, a empresa ouviu os dois lados e existe uma certa discrepância na forma de pensar.
Enquanto apenas 18,1% dos líderes se acham autoritários, 31,6% dos colaboradores classificam-nos como tal, descrevendo-os como pessoas que não gostam de confrontos e que chegam a ameaçá-los com punições.
Outro dado mostra que 35,1% dos gestores se consideram capazes de identificar necessidades e talentos no seu time, bem como ajudar e orientar o desenvolvimento dos integrantes, atuando como coach.
Apenas 19,9% dos colaboradores ouvidos concordam com isso.
Essa realidade mostra que a liderança precisa analisar com mais frequência o próprio comportamento a partir do olhar da sua equipe.
Reuniões e feedbacks ajudam bastante nesse sentido.
Delegue tarefas
Uma gestão de pessoas está baseada em saber delegar.
Ainda existem lideranças que preferem ter controle de todas as atividades e não delegam tarefas e decisões para os membros do time.
Repetimos que a nova geração de colaboradores gosta de atuar com gestões descentralizadoras e participativas, por isso confie a eles a execução dos trabalhos e algumas tomadas de decisões.
Nesse caso, compete ao líder inovador apenas orientar, acompanhar, ouvir e cooperar para que sua equipe consiga realizar as atribuições destinadas no tempo estabelecido.
Invista no desenvolvimento intelectual
A rede social LinkedIn realizou uma pesquisa em que mostrou que o principal motivo para que os profissionais troquem seus empregos é a falta de oportunidade de aprender e de evoluir em suas carreiras.
Por isso, uma boa liderança deve promover o desenvolvimento intelectual de seus colaboradores.
É importante destacar que quando se investe em treinamentos, todos se sentem valorizados e estimulados, por isso passam a ser mais produtivos, criativos e vestem a camisa da empresa.
Agora que você conhece o desafio da liderança na gestão de pessoas, acesse nosso site e saiba como levar a Mais Treinamento para o seu negócio.