O varejo precisa possuir um bom mix de produtos para aumentar suas possibilidades de vendas e atender às necessidades da clientela. Saiba mais lendo nosso post!
Para manter-se competitivo no mercado é necessário diversificar e ampliar o leque de ofertas. Ter um bom mix de produtos pode alavancar as vendas de qualquer varejista.
Os dados comprovam: segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisas em Marketing Popai, 85% dos consumidores decidem o que irão levar no posto de venda, ou seja, compram por impulso.
Ficou interessado em melhorar esse ponto da sua loja? Nesse post você vai aprender como trabalhar com o mix de produtos. Continue lendo e confira!
Como fazer para trabalhar com o mix de produtos?
O mix de produtos pode ser definido como todo o conjunto das mercadorias que você oferece na sua loja ou no seu estabelecimento.
Uma loja que vende aparelhos celulares, por exemplo, tende a oferecer produtos relacionados com esse tipo de mercadoria, como:
- capa de proteção,
- película,
- cabos,
- cartões de memória,
- etc.
O mesmo vale para serviços.
Se você tem uma academia, por exemplo, pode dispôr serviços de nutricionistas, comercializar roupas e calçados especiais, bem como ofertar uma linha de produtos complementares para alimentação e suplementação, e aproveitar a emoção dos frequentadores para oferecer essas novidades.
No entanto, para ter sucesso nessa oferta de produtos complementares, é importante levar em conta alguns fatores, como:
01. Conhecer o seu público
O mix de produtos ajuda a definir a identidade da empresa e deve, portanto, estar relacionado com o perfil do público que se deseja atender.
É preciso ter empatia para atendê-lo melhor e saber quais são os itens que realmente fazem sentido para ele.
02. Ter uma variedade diversificada de produtos
Após conhecer o seu público, pense na variedade de produtos ou serviços que você pode oferecer para ele.
Para isso, é preciso ter conhecimento acerca de alguns pontos importantes:
- abrangência do seu negócio,
- sazonalidades,
- identificação dos produtos que mais têm saídas.
03. Oferecer um mix de produtos diferente dos seus concorrentes
Conheça os seus principais concorrentes e os produtos oferecidos por eles.
Seu mix de produtos deve oferecer:
- itens diferenciados,
- maior qualidade,
- preços condizentes com o perfil do seu cliente.
04. Organize estrategicamente sua loja
Quando uma loja ou um estabelecimento amplia seu leque de ofertas e passa a contar com mix de produtos é preciso atentar para a organização do local.
É importante não sobrecarregar prateleiras ou gôndolas, permitindo boa visibilidade e fácil alcance para os clientes, em especial dos itens que têm maior margem de lucro e são o core business do negócio.
05. Mantenha o equilíbrio
Quanto maior o seu mix de produtos, melhores serão as oportunidades para venda.
No entanto, é preciso tomar cuidado para não comprometer seu caixa com produtos parados em estoque.
06. Capacite seus colaboradores
Todo cliente deseja ser atendido com profissionalismo e exclusividade, e sua equipe de colaboradores precisa estar capacitada para entender e atender as necessidades de cada consumidor.
Colaboradores capacitados sabem melhor como oferecer e trabalhar com o mix de produtos, abordando e ajudando na decisão de compra do cliente e otimizando as vendas, por isso, invista em treinamento de vendas!
Para esse ponto, conte com a Mais Treinamento! Conheça nossas capacitações personalizadas e solicite um orçamento.