Às vezes, nos deparamos com uma equipe disfuncional. Fofocas e intrigas arriscam a produtividade e a competição não é mais sadia. Um dificulta o serviço do outro e a empresa perde com isso, pois ao invés de cooperarem por um bem comum, por um objetivo só; Cada um deles tenta apenas manter seu emprego, ou lutar por aquela promoção, e nada mais.
Muitas coisas podem causar este tipo de evento em uma equipe. A insegurança de manter o cargo, desafetos pessoais ou um dos membros tentando sobrepujar os outros e se sobressair de forma desleal. E o líder precisa intervir. Segundo alguns pesquisadores, entre eles Jon Maner, um líder da ciência da motivação e escritor da “Harvard Business Review”, existem dois métodos fundamentais para se liderar. Um por dominância e outro por prestígio.
- Liderar por dominância é influenciar outros por ser decidido e por possuir poder formal e autoridade.
- Liderar por prestígio é exibir conhecimento e desenvoltura e encorajar outros a o seguir.
Na visão das grandes empresas modernas, é muito melhor liderar por prestígio, o clima fica mais leve e tranquilo. Todos se sentem como contribuintes para uma causa e a equipe toda se fortalece. No primeiro caso, os funcionários não possuem nenhuma escolha senão seguir o líder, enquanto o segundo caso, do prestígio, fornece uma liderança muito mais negociável. Assim como todas as ferramentas, cada uma delas pode ser empregada quando a situação pedir. E a adaptação é a nossa grande arma para um mercado cada vez mais ágil.
Para consertar esta equipe, torne-se IMEDIATAMENTE líder por dominância e chame os membros disfuncionais de seu time para uma rápida conversa. Diga-lhes então, que a saúde da empresa é mais importante do que está causando as desavenças entre eles e que o compromisso que eles demonstrarem com esta ideia vai ser crucial na próxima avaliação deles.
Isso geralmente chama à atenção de forma positiva. Continue com a Mais Treinamento para mais dicas! 🙂