Você sabia que o uso da PNL pode contribuir e proporcionar excelentes resultados quando utilizado adequadamente nos processos de vendas?
A PNL – Programação Neurolinguística – deve ser conhecida pelos profissionais da área comercial, pois pode trazer excelentes resultados a partir da aplicação de algumas técnicas.
Todos nós possuímos modelos mentais que fazem parte das nossas vidas e que, mesmo de forma inconsciente, nos fazem tomar decisões a partir daquilo que acreditamos e está armazenado em nossos pensamentos.
Esses modelos são moldados a partir de experiências que vivenciamos, tais como:
- situações,
- imagens,
- histórias.
A partir desses acontecimentos, criamos pressupostos que passam a influenciar a maneira que compreendemos o mundo, o que nos levará a determinadas ações.
Utilizar algumas técnicas de vendas a partir da PNL é perfeitamente possível e resultados significativos vêm acontecendo a partir da sua adoção. Continue a leitura e conheça mais sobre esse método e como aplicá-lo com seus clientes.
O que é PNL?
A PNL ou Programação Neurolinguística é um método de avaliação que estuda o comportamento humano considerando as percepções sensoriais da mente, que determinam o estado emocional e a forma de comunicação verbal ou não de uma pessoa.
Através de algumas técnicas é possível influenciar, utilizar os argumentos corretos e apresentá-los de maneira eficiente, conquistando mais clientes, vendas e faturamento.
No entanto, não se trata de convencê-los através de truques que farão com que assinem o contrato.
O PNL envolve a venda consultiva, em que o comportamento do vendedor passa a ter por objetivo encontrar as melhores soluções para seus clientes, possibilitando excelentes resultados quando aliado a essas técnicas.
Quais são as técnicas utilizadas no PNL?
O PNL utiliza diversas técnicas de comunicação, das quais podemos destacar:
Ancoragem
A ancoragem é o processo que desperta nas pessoas sentimentos a partir de determinada lembrança que está associada àquela situação.
Por exemplo, quando ouvimos alguma música antiga que foi marcante em nossas vidas, a sensação é despertada e voltamos a sentir as emoções da época.
O segredo da ancoragem nas vendas é associar a solução que está sendo vendida a algum fato muito positivo que faça com que o comprador queira vivenciá-lo novamente.
O contrário também é válido, mostrando que a falta da solução irá levá-lo para aquela circunstância desagradável que viveu em algum momento dentro das suas atividades profissionais.
Ressignificação
A ressignificação na PNL é o processo de melhoria constante que deve ser realizado em si durante todo o tempo.
Trata-se de uma reprogramação mental, na qual se trabalha na melhoria dos pontos fracos e no fortalecimento daqueles que já são positivos.
Isso significa que se altera um comportamento indesejado por uma qualidade em um curto espaço de tempo.
Reforço positivo
O reforço positivo é o ato em utilizar gatilhos mentais que levem as pessoas a sensação de autoestima e satisfação.
Isso significa utilizar o elogio e as palavras de incentivo junto aos clientes, mesmo quando eles apresentarem alguma objeção, mostrando os pontos positivos da solução e procurando colocar o assunto como resolvido.
Espelhamento
Uma última dica de técnica de vendas desse post utilizando a PNL é a espelhamento.
Trata-se de posicionar-se por meio de gestos e formas iguais às praticadas pelo seu cliente, sem que ele perceba a sua estratégia.
Detalhes de cada uma dessas técnicas e de muitas outras utilizadas na PNL podem ser incorporadas à equipe de vendas e aos processos comerciais da sua empresa.
A Programação Neurolinguística vem sendo aplicada por profissionais do mundo inteiro e grandes corporações implementam essas técnicas, buscando melhorar ambientes, integrar times, aumentar os resultados e conquistar novos mercados.
A Mais Treinamento está à sua disposição para auxiliá-lo a implantar as técnicas de vendas com PNL com a sua equipe comercial. Para conhecer nossas soluções, acesse nosso site e saiba mais a respeito!