X

A liderança situacional e a maturidade do liderado

Você sabe no que consiste a liderança situacional? Confira as características desse tipo de liderança e como aplicar com sua equipe.

Sabemos que existem diversas formas de liderar uma equipe, mas você já ouviu falar em liderança situacional?

É essencial que um gestor tenha pleno conhecimento das necessidades da organização em que atua e do perfil da equipe para saber como gerenciar as situações.

O tipo de liderança vai depender de muitos aspectos, como nível de maturidade do time e os objetivos da companhia.

Para ajudar a entender melhor como funciona, vamos explicar o que é a liderança situacional e em que circunstâncias ela é indicada.

O que é a liderança situacional?

A liderança situacional consiste em atuar de acordo com o momento em que a organização está vivendo e as necessidades apresentadas. 

Ou seja, é necessário se adequar aos mais diversos tipos de cenários, buscando soluções e extraindo a melhor versão de seus colaboradores.

Esse tipo de liderança consiste em identificar as qualidades dos subordinados e aplicá-las  onde melhor se encaixar, visando o crescimento e trabalho em equipe.

É preciso que o líder avalie aspectos como inteligência emocional, capacidade técnica e nível de maturidade de sua equipe.

Quais os níveis de maturidade de uma equipe?

A maturidade profissional mostra a capacidade do indivíduo de lidar com determinadas situações.

Ou seja, se ele consegue resolver as questões sozinho ou se precisa de alguém para guiar e orientar sobre o que fazer.

É de suma importância conhecer o nível de maturidade de seus colaboradores e da equipe como um todo.

Dessa forma, o líder saberá se precisa acompanhar os processos de perto ou se pode ter a tranquilidade de que a equipe vai proceder da melhor forma.

A maturidade de uma equipe é definida por alguns pontos, como:

  • nível de conhecimento no assunto,
  • vontade de aprender coisas novas,
  • capacidade de executar tarefas com excelência,
  • iniciativa para assumir as situações,
  • inteligência emocional.

De acordo com a teoria de Paul Hersey e Ken Blanchard, existem quatro níveis de maturidade profissional.

  • M1 – pessoa que não sabe fazer e também não quer fazer,
  • M2 – pessoa que não sabe fazer, mas quer fazer,
  • M3 – pessoa que sabe fazer, mas não quer fazer,
  • M4 – pessoa que sabe e quer fazer.

No mundo ideal, o perfil M4 é o sonho de qualquer empresa.

Contudo, é necessário ressaltar que uma mesma pessoa pode apresentar características de mais de um nível, dependendo da função que vai exercer.

Ou seja, se ela não se interessa por uma atividade e não tem interesse em aprender, ela se encaixa no nível M1, mas, ao mesmo tempo, ela pode ser M4 em outra atividade do mesmo setor.

Por isso, é preciso identificar em qual nível cada colaborador se encaixa nas funções que precisam ser realizadas na empresa, para só então delegar as tarefas, obtendo maior aproveitamento da equipe.

Como aplicar esse tipo de liderança?

Para colocar em prática a liderança situacional, é necessário criar um canal de comunicação aberto com seus colaboradores.

Analise as características de cada um e identifique como eles podem contribuir com o time. Busque conhecer as paixões e campos de interesse de todos.

Pratique a escuta ativa e esteja disposto a ensinar, guiar e dar feedbacks assertivos, visando o crescimento profissional dos seus liderados.

Alinhe as expectativas e tenha a certeza de que todos conhecem os valores da organização.
A liderança situacional é muito positiva para a evolução do time como um todo, mas é necessário que o líder saiba como conduzir as situações. E você, já sabe qual é seu perfil de liderança?

A liderança situacional e a maturidade do liderado was last modified: novembro 29th, 2021 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."