X

A minha equipe está desmotivada e o mercado está ruim: o que fazer?

Saiba como é possível superar momentos desfavoráveis e aproveitar oportunidades mesmo em meio à crise!

Equipe desmotivada e, para piorar, atuando em um mercado ruim e altamente instável? Como continuar fechando negócios e impedir que a empresa passe por maus momentos ou veja a sua lucratividade perdida?

Saiba que essa é uma situação bastante comum, especialmente na incerteza econômica em que estamos vivendo. No entanto, esperar que o mercado se recupere não é, nem de perto, uma atitude que você precisa tomar.

Veja como é possível manter o foco e construir estratégias para que a sua equipe de vendas se mantenha engajada e produtiva!

 

Motivação pode ser incentivada

É verdade que a motivação vem de dentro para fora. E, quando todo o momento é desfavorável, fica difícil de encontrá-la lá no fundo de nós.

No entanto, é possível fazer com que a sua equipe de vendas retome o foco e encontre o ânimo necessário para mudar a situação. Afinal, mesmo em tempos de crises existem oportunidades que podem ser aproveitadas.

Nesse sentido, o foco tem um poder enorme e o líder tem um papel fundamental para não desistir das metas e sim construir o “como” com cada colaborador. Afinal, garantir com que todos estejam trabalhando por um objetivo maior fará com que haja mais movimentação para a ação. E, assim que as coisas começarem a acontecer, a motivação voltará para a cena!

Neste momento, ser líder eficaz está exigindo realmente assumir a gestão de pessoas: orientar, re-orientar, desenvolver, admitir novos colaboradores, demitir, ou seja, focar nas pessoas para construir um time motivado. O líder precisa cuida da emoção dos colaboradores e mostrar caminhos para aliviar a tensão e o medo de não conseguir superar os desafios.

A principal ferramenta da liderança é a Comunicação, delegar de forma assertiva e feedback eficaz.

 

O problema não precisa ser tão grande assim

Um dos principais motivos que levam ao desânimo e, portanto, fazem com que a sua equipe deixe de vender, é acreditar que o problema é grande demais ou está fora do controle.

E, quando estamos falando de um mercado pouco favorável, essa se torna a cena perfeita para colocar a responsabilidade de lado e não fazer nada.

O grande segredo para reverter a situação está em não deixar a sua equipe ficar paralisada. Se o problema for grande demais, que tal fragmentá-lo em pequenos obstáculos e, assim, traçar um plano de ação para superar cada um deles?

Tenha em mente que o grande segredo para retomar o fôlego, muitas vezes, está na forma de enxergar a situação e ajudar a equipe a percorrer a jornada. Por isso, o preparo do gestor e sua resiliência farão toda a diferença nesse momento!

 

Como superar desmotivação e momentos difíceis?

Se parece que a sua equipe de vendas encontrou um beco sem saída, saiba que é possível vencer mesmo em meio a crise!

O treinamento de vendas para a equipe também é importante para resgatar as boas práticas do atendimento e vendas para cada participante traçar um plano de ação, pois leva os vendedores refletirem sobre a sua atuação profissional e construir novas formas de atuarem com técnicas de neurolinguistica e perfil comportamental observável. Após treinamento sentem-se empoderados, com as emoções equilibradas para aumentar a produtividade.

Em alguns casos, percebemos que o importante é treinar a liderança para assumirem o seu papel para conseguir resultados através da equipe.

Para isso, é importante contar com a ajuda de quem tem expertise e ferramentas para reverter situações negativa.

Com a Mais Treinamento você conseguirá realizar um diagnóstico preciso da sua área comercial. A partir disso, é possível traçar ações eficazes para retomar e produtividade e, muitas vezes, superar os resultados anteriores.

Para tanto, a Mais Treinamento conta com técnicas andragógicas e de Design Thinking. Além da ampla experiência da consultora Marcia Pinto Rodrigues, que teve uma jornada como executiva e atua há 13 anos como profissional de treinamento.

Que tal superar mais esse obstáculo e tornar a sua equipe altamente engajada para conseguir o sucesso nesse momento de crise? Entre em contato com a gente e conheça melhor as nossas soluções e como, juntos, podemos levar a sua empresa ao topo!

A minha equipe está desmotivada e o mercado está ruim: o que fazer? was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."