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Como o feedback impulsiona o resultado das empresas

Conheça a importância de dar feedback para os times e, assim, melhorar a competitividade e a produtividade do negócio!

Todo colaborador precisa receber feedback para que consiga corrigir pontos fracos e conflitos, bem como se desenvolver e ficar mais alinhado aos objetivos da empresa. E isso vale para todos os cargos e níveis de experiência, afinal, a evolução precisa ser constante. No entanto, apesar de ser uma prática de extrema importância, são poucos os gestores que trabalham com feedback. Seja por receio de fazer errado ou por não julgar a tarefa como relevante, a falta de uma comunicação assertiva com os colaboradores acaba custando muito dinheiro para a empresa. Quer entender melhor porque o feedback é tão importante para impulsionar o seu negócio? Então, você não pode deixar de ler esse artigo!

A importância do feedback na empresa

É cada vez mais importante criar diferenciais competitivos para se manter crescendo no mercado. E, para isso, focar no desenvolvimento de talentos faz toda a diferença. Afinal, são as pessoas que permitirão que a empresa alcance os objetivos e se destaque dos concorrentes. Nesse cenário, o feedback é fundamental para aperfeiçoar o trabalho e as habilidades da equipe. Por meio de uma comunicação assertiva, os gestores conseguem avaliar o desempenho dos indivíduos, valorizar os acertos e apontar o que precisa ser melhorado. E o colaborador compreende o sentido e o impacto do seu trabalho, estimulando-o a ir além com o plano de ação claro para superar os GAPS. Desta forma, o colaborador sente-se motivado a colocar em ação o plano de desenvolvimento para atingir o seu potencial máximo. Assim, a consequência é uma empresa muito mais produtiva e eficaz!  

Muito além do reconhecimento salarial

  Engana-se quem acredita que os aumentos de salário são suficientes para manter as pessoas motivadas. O feedback está diretamente ligado ao desenvolvimento de cada pessoa dentro do negócio. Por isso, ele é tão ou mais importante para reconhecer quando as metas foram alcançadas e para orientar quando é preciso corrigir o rumo das atividades. Além disso, o feedback traz mais consciência para as pessoas. Assim, fica mais claro o que é preciso fazer para alcançar os objetivos e como o relacionamento com os colegas pode ser melhorado. O feedback também é essencial para rever estratégias e manter a empresa competitiva durante crises. Dessa forma, as suas consequências são positivas tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Sem um sistema claro de avaliação não há controle e as equipes passam a atuar no “escuro”. Com isso, fica cada vez mais difícil de exigir e desenvolver times de alta performance.  

Para dar certo, o feedback precisa ser realizado corretamente

  Mas não se engane ao achar que o feedback é sinônimo de chamar o colaborador na sua sala e listar todos os seus pontos negativos e erros. Para ser eficaz, , o feedback precisa ser realizado da maneira correta:
  1. Feedback diários, semanais e mensais. Sempre que tiver oportunidade de reconhecer ou re-orientar atividade ou alinhar expectativas.
  2. Comunicação assertiva com respeito a diversidade humana.
  3. Feedback é diferente de avaliação de desempenho anual ou semestral.
O objetivo do feedback vale tanto para reconhecer a evolução e conquistas do colaborador quanto para alertá-lo sobre possíveis correções. É fundamental que a conversa tenha um tom de orientação e esteja focada no desenvolvimento individual. Além disso, é de extrema importância que o gestor também esteja aberto e preparado para ouvir feedbacks dos colaboradores. Afinal, todos sempre podemos melhorar em alguns aspectos. Dessa forma, o feedback deve ser planejado e estruturado para que seja assertivo. Para tanto, a Mais Treinamento desenvolve capacitações em feedbacks e comunicação eficaz com técnicas de programação Neurolinguística (PNL). Além da ferramenta de Perfil Comportamental Observável (DISC em ação) para reconhecer a diversidade humana e construir comunicação assertiva e “não violenta”, com foco no desenvolvimento e orientações. Com isso, os participantes conseguem sentir e exercitar situações corriqueiras e inusitadas em sala de aula. Troca de experiências entre os alunos e com consultores experientes: Marcia Pinto Rodrigues e Tereza Trintinalia. Uma experiência valiosa e que faz toda a diferença para lidar com diferentes perfis de pessoas na empresa. Quer conhecer melhor os benefícios e diferenciais do treinamento? Entre em contato com a gente!
Como o feedback impulsiona o resultado das empresas was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
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