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Como assumir a liderança e conquistar a equipe?

O que fazer para conquistar a confiança da equipe ao assumir a liderança? Veja algumas dicas importantes aqui!

Para Márcia Rodrigues, citando a teoria do “Pipeline de Liderança” criado por Ram Charam, a primeira transição é quando o colaborador passa de gerenciar a si mesmo para gerenciar os outros. Nessa etapa, é o momento de aprender a planejar o fluxo de trabalho da equipe e a delegar tarefas, além de motivar seus liderados e mensurar os resultados. Significa que a partir de agora, o seu papel não é somente decidir o que e como fazer, mas sim aprender a arte de liderar pessoas.

Lembre-se que ninguém faz nada sozinho. E, para ter sucesso enquanto líder, é preciso conquistar a equipe e conseguir com que todos trabalhem em conjunto rumo a um objetivo em comum.

No entanto, ganhar a confiança de todos e conseguir integrar pessoas diferentes é sempre um grande desafio. E, com a correria da rotina, um dos grandes objetivos de um líder pode acabar ficando em segundo plano: a gestão de pessoas.

O que fazer então para conquistar a equipe, especialmente quando você está chegando ao cargo? Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a seguir!

Atitudes importantes ao assumir a liderança

Especialistas dizem que os primeiros 90 dias são os mais importantes para que o líder conquiste a equipe e seja reconhecido como um bom chefe.

Portanto, é fundamental se planejar e saber onde você está entrando. Assim, você consegue usar os seus três primeiros meses de maneira muito mais produtiva.

1. Estude o contexto

Saber onde está “pisando” é essencial para conquistar a equipe e, principalmente, mostrar resultados que realmente façam sentido para a organização.

Isso significa que você não deve chegar com aquela sede de mudanças e já sair alterando atividades e processos. Afinal, é preciso entender o funcionamento da área, da empresa e dos funcionários antes de tomar decisões importantes.

A dica aqui é ir com calma, avaliar o contexto em que você está e observar os relacionamentos da empresa. Dessa forma, você dá um tempo para que a sua equipe também o conheça e evita gerar conflitos logo de cara.

2. Dedique tempo para conhecer a sua equipe

Pode parecer uma dica boba, mas são poucos os líderes que dedicam um tempo a conhecer a equipe. Afinal, a ânsia é sempre maior para mudar as coisas e mostrar resultados.

A ideia aqui é fazer reuniões individuais para entender melhor quem são as pessoas e qual papel elas desempenham na empresa. Dê chances para que as pessoas mostrem quem são e aproveite o momento de mudanças para também ouvir feedbacks delas.

Com isso, você envolve a equipe desde o começo e mostra que está lá para construir em conjunto.

3. Aprenda a lidar com resistências

Fazer mudanças nunca é algo fácil, especialmente quando você está chegando ao cargo ou à empresa. Portanto, você provavelmente encontrará algumas resistências no meio do caminho.

Um bom líder sabe administrar as resistências da equipe e mostrar por que as mudanças são importantes. Envolver a todos durante o processo, traçar alternativas para solucionar problemas que vão surgir e não impor opiniões são atitudes simples e que o ajudarão bastante ao longo da sua caminhada.

4. Estabeleça uma comunicação clara

Outro ponto importante em tempo de mudanças é a comunicação. Com a chegada de um líder novo, as pessoas tendem a ficar receosas e com medo. Por isso, deixar claro para todos quais serão os próximos passos e o que é esperado da equipe faz toda a diferença.

Crie o hábito de fazer reuniões periódicas com a sua equipe e esteja aberto a ouvir feedbacks. Garanta com que todos estejam na mesma página e comemore os sucessos individuais e em grupo.

Com isso, você cria uma aproximação e um senso de coletividade muito maior com todos.

5. Lidere pelo exemplo

Por fim, tenha em mente que o líder deve ser um exemplo para a equipe. Portanto, não estabeleça regras ou valores que você mesmo não consegue cumprir.

Você, enquanto líder, deve ser o primeiro a tomar atitudes que deseja ver em sua equipe. Além disso, é seu papel oferecer as condições necessárias para que cada indivíduo realize o seu trabalho.

Lembre-se de que um bom líder sabe delegar e dar autonomia para a equipe. Portanto, especialmente quando estiver chegando, nada de querer ficar controlando cada passo das pessoas.

Com essas dicas, ficará muito mais fácil de assumir a liderança de uma forma tranquila e conquistar a sua equipe!

Como assumir a liderança e conquistar a equipe? was last modified: outubro 22nd, 2019 by Mais Treinamento
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