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O mercado mudou. E a sua equipe?

O mercado está muito mais competitivo, dinâmico e exigente. Portanto, os vendedores precisam se adaptar de adquirir novas e importantes habilidades.

O mercado atual é totalmente diferente do que vivíamos há 10 ou 15 anos. A concorrência está muito maior, assim como a qualidade dos produtos e serviços.

O vasto acesso à informação impulsionou tanto os negócios quanto a maneira de consumir. Agora, lidamos com clientes muito mais informados e com um cenário extremamente difícil de prever e gerenciar.

Todas essas mudanças significam que as empresas também precisam se adaptar para sobreviver e, ainda mais importante, conseguir destaque no mercado. Afinal, quem está preso no passado sofre um sério risco de ser deixado de lado.

Será que a sua equipe ainda está parada no tempo?

Um novo mercado demanda novas competências

Não foram apenas os negócios que foram obrigados a mudar em meio a tanta evolução do mercado. A figura do vendedor também precisa se atualizar com urgência.

Aquele tempo em que o vendedor costumava ser uma pessoa que escolheu a área por não se encaixar em nenhuma outra já não existe mais. Habilidades como ser “bom de lábia” ou insistente também estão longe de serem importantes para a nossa nova realidade.

Atualmente, vender vai muito além de conhecer a tabela de preços ou pedir ajuda aos clientes no final do mês para bater as metas. Agora, o vendedor precisa de novas competências para lidar com um decisor muito mais informado e que considera a experiência de outros clientes para tomar suas decisões.

O poder nas mãos dos clientes

O cliente sabe que, agora, o poder está em suas mãos. E, graças à vasta variedade de produtos e serviços de qualidade, ele não está mais preocupado em se manter fiel à marcas.

As exigências, claro, também subiram. Além de um preço bom, qualidade e prazos, o cliente também busca soluções que facilitem sua vida, um atendimento ágil e eficaz e um relacionamento que seja benéfico para seus objetivos.

Neste cenário, antigas técnicas de vendas, como tentar empurrar produtos, realizar promoções malucas ou vencer pela insistência, não apenas não têm mais espaço, como também, podem ser fatais para o negócio.

Quem é o novo vendedor?

É claro que habilidades como empatia e a facilidade em construir relacionamentos ainda importam para um vendedor. No entanto, é cada vez mais importante adotar uma postura consultiva e, de fato, prestar atenção no que o cliente precisa.

Entregar um produto ou serviço de qualidade é o mínimo esperado pelos clientes. Portanto, é preciso ir além e agregar valor ao que está sendo vendido e, com isso, superar as expectativas dos clientes e tornar o relacionamento com a empresa extremamente agradável.

Outro ponto importante é que o vendedor é a personificação da empresa. Por isso, ele precisa ter os mesmos valores e entender o posicionamento do negócio para transmitir a mensagem desejada em todos os momentos de contato com o cliente.

Agora, saber negociar, conseguir compreender o cenário em que o cliente vive e conhecer a Programação Neurolinguística são apenas algumas das atividades que contribuem para que o vendedor se adapte à nova realidade e consiga melhorar a sua performance.

Por isso, é fundamental contar com uma equipe atualizada e capacitada. E você pode contar com a ajuda da Mais Treinamento Consultoria para ajudá-lo com essa importante e complexa jornada!

O mercado mudou. E a sua equipe? was last modified: novembro 8th, 2019 by Mais Treinamento
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