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Como realizar abordagem diferenciada para cada cliente

Abordar os clientes de maneira personalizada é fundamental para vender mais. Veja 5 dicas de como colocar isso em prática aqui!

Os clientes estão cada vez mais exigentes e, ao mesmo tempo, são bombardeados diariamente com informações e ofertas tentadoras.

Em meio a este cenário, chamar a atenção e, principalmente, despertar o interesse dos clientes está cada vez mais difícil. Afinal, é preciso usar abordagens certeiras e personalizadas para que o vendedor consiga se destacar em meio a multidão.

Mas será que é possível fazer uma abordagem diferenciada para cada cliente? E, o mais importante, como fazer isso em meio a uma rotina tão corrida de vendas?

Siga com a leitura e veja algumas dicas para ser muito mais eficaz no momento de abordar o cliente e, com isso, aumentar consideravelmente as suas taxas de fechamento!

1. Saiba quem é o seu cliente

É praticamente impossível realizar uma abordagem diferenciada para cada cliente se você não souber com quem está falando.

Portanto, o primeiro passo é traçar um perfil do seu “cliente ideal”. Entenda quem são as pessoas com as quais você precisa falar, qual o seu papel na jornada de compras (influenciador, decisor), quais suas necessidades e o que elas consideram como valor.

Dedicar um tempo maior nessa atividade antes de sair a campo vai fazer toda a diferença para que você foque em prospects com alto potencial de compra. Além disso, você terá uma base muito maior de conhecimento para abordar o cliente da maneira certa e captar a sua atenção.

2. Humanize a sua abordagem

Vivemos em uma época altamente tecnológica. No entanto, as pessoas ainda gostam de ter contato com outras pessoas e de sentirem que são valorizadas e ouvidas.

Mesmo com o apoio de ferramentas, é importante que você trate cada cliente como único. Por isso, tente personalizar ao máximo as interações.

Aqui, valem desde dicas mais simples, como chamar o prospect pelo nome, até entender como ele gosta de conversar (por telefone, pessoalmente, por e-mail). Com isso, você consegue adaptar a sua abordagem ao cliente e, assim, construir uma relação de confiança e de proximidade muito maior.

3. Preste atenção na linguagem corporal

O corpo diz tudo o que as palavras não informam. E, assim como o cliente vai prestar atenção em você, é fundamental que você saiba interpretar os sinais não-verbais que ele estiver dando.

Essa capacidade é importante para que você consiga adaptar o discurso e compreender os sinais sutis do cliente. Além disso, tomar consciência da sua própria linguagem corporal o ajudará a transmitir mais confiança e a ser mais seguro em seu discurso.

4. Saiba ouvir

Sempre falamos aqui no blog da importância de realmente ouvir o cliente. Muitas vezes, na ânsia de vender, saímos oferecendo soluções ou “atropelando” o cliente para finalizarmos a venda logo. E essa é uma das piores atitudes que você pode cometer.

Abordagens personalizadas demandam conhecer quem é o seu cliente. E, para isso, você vai precisar prestar atenção nas suas dores e naquilo que ele considera como importante.

A partir dessa atitude simples, você terá muito mais facilidade de apresentar os diferenciais da sua oferta e de estabelecer uma conexão com o cliente. E, com certeza, aumentar as suas vendas!

5. Foque em construir uma relação

Por fim, por mais que a venda seja o grande objetivo final, é importante que o seu foco esteja em construir um relacionamento com o cliente no longo prazo.

Pense que não é só porque ele não fechou negócio na hora, que ele não é um prospect interessante. Além disso, é o relacionamento com o cliente que fará com que ele compre mais vezes e, inclusive, aumente o seu ticket médio com você.

Em um mercado tão concorrido, o relacionamento é um dos ativos mais importantes de um vendedor. Por isso, sempre tente gerar benefícios para ambos os lados que, com certeza, você verá seus resultados melhorando exponencialmente! 

Como realizar abordagem diferenciada para cada cliente was last modified: novembro 8th, 2019 by Mais Treinamento
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