Abordar os clientes de maneira personalizada é fundamental para vender mais. Veja 5 dicas de como colocar isso em prática aqui!
Os clientes estão cada vez mais exigentes e, ao mesmo tempo, são bombardeados diariamente com informações e ofertas tentadoras.
Em meio a este cenário, chamar a atenção e, principalmente, despertar o interesse dos clientes está cada vez mais difícil. Afinal, é preciso usar abordagens certeiras e personalizadas para que o vendedor consiga se destacar em meio a multidão.
Mas será que é possível fazer uma abordagem diferenciada para cada cliente? E, o mais importante, como fazer isso em meio a uma rotina tão corrida de vendas?
Siga com a leitura e veja algumas dicas para ser muito mais eficaz no momento de abordar o cliente e, com isso, aumentar consideravelmente as suas taxas de fechamento!
1. Saiba quem é o seu cliente
É praticamente impossível realizar uma abordagem diferenciada para cada cliente se você não souber com quem está falando.
Portanto, o primeiro passo é traçar um perfil do seu “cliente ideal”. Entenda quem são as pessoas com as quais você precisa falar, qual o seu papel na jornada de compras (influenciador, decisor), quais suas necessidades e o que elas consideram como valor.
Dedicar um tempo maior nessa atividade antes de sair a campo vai fazer toda a diferença para que você foque em prospects com alto potencial de compra. Além disso, você terá uma base muito maior de conhecimento para abordar o cliente da maneira certa e captar a sua atenção.
2. Humanize a sua abordagem
Vivemos em uma época altamente tecnológica. No entanto, as pessoas ainda gostam de ter contato com outras pessoas e de sentirem que são valorizadas e ouvidas.
Mesmo com o apoio de ferramentas, é importante que você trate cada cliente como único. Por isso, tente personalizar ao máximo as interações.
Aqui, valem desde dicas mais simples, como chamar o prospect pelo nome, até entender como ele gosta de conversar (por telefone, pessoalmente, por e-mail). Com isso, você consegue adaptar a sua abordagem ao cliente e, assim, construir uma relação de confiança e de proximidade muito maior.
3. Preste atenção na linguagem corporal
O corpo diz tudo o que as palavras não informam. E, assim como o cliente vai prestar atenção em você, é fundamental que você saiba interpretar os sinais não-verbais que ele estiver dando.
Essa capacidade é importante para que você consiga adaptar o discurso e compreender os sinais sutis do cliente. Além disso, tomar consciência da sua própria linguagem corporal o ajudará a transmitir mais confiança e a ser mais seguro em seu discurso.
4. Saiba ouvir
Sempre falamos aqui no blog da importância de realmente ouvir o cliente. Muitas vezes, na ânsia de vender, saímos oferecendo soluções ou “atropelando” o cliente para finalizarmos a venda logo. E essa é uma das piores atitudes que você pode cometer.
Abordagens personalizadas demandam conhecer quem é o seu cliente. E, para isso, você vai precisar prestar atenção nas suas dores e naquilo que ele considera como importante.
A partir dessa atitude simples, você terá muito mais facilidade de apresentar os diferenciais da sua oferta e de estabelecer uma conexão com o cliente. E, com certeza, aumentar as suas vendas!
5. Foque em construir uma relação
Por fim, por mais que a venda seja o grande objetivo final, é importante que o seu foco esteja em construir um relacionamento com o cliente no longo prazo.
Pense que não é só porque ele não fechou negócio na hora, que ele não é um prospect interessante. Além disso, é o relacionamento com o cliente que fará com que ele compre mais vezes e, inclusive, aumente o seu ticket médio com você.
Em um mercado tão concorrido, o relacionamento é um dos ativos mais importantes de um vendedor. Por isso, sempre tente gerar benefícios para ambos os lados que, com certeza, você verá seus resultados melhorando exponencialmente!