Vender valor e não preço significa conquistar o cliente com as soluções oferecidas pela marca. Saiba como colocar isso em prática na sua equipe!
Vender valor é uma estratégia utilizada por empresas que enxergam em seus produtos e serviços uma solução para os seus clientes.
Partindo dessa mentalidade, não é necessário que o custo da compra seja o ponto principal da sua oferta. Em vez disso, é possível dar destaque aos diferenciais que seu produto pode trazer para a vida do consumidor.
Por isso, é comum ouvir dizer que não se deve vender preço, uma vez que esse fator deve surgir apenas como um complemento, ou seja, mais uma das vantagens oferecidas ao cliente ao realizar a compra.
Neste post, explicaremos como é possível desenvolver a sua equipe para vender valor em vez de preço. Confira!
Como a equipe pode vender valor e não preço?
Há muitos motivos para investir na sua equipe. Tendo em vista a importância de vender valor e adotar uma postura de quem oferece soluções, e não preços, esse é um dos pontos que devem ser desenvolvidos.
Para fazer isso de maneira eficiente, há algumas estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia das atividades desses membros.
Conhecendo o valor da solução
Para vender valor, primeiramente é preciso conhecê-lo.
Assim, é importante que a equipe de vendas esteja familiarizada com a solução a ser apresentada, compreendendo como o produto pode beneficiar o cliente e quais são os valores que devem ser transmitidos a ele.
Para isso, também é importante entender quem é o público-alvo da venda, para que a solução apresentada faça sentido para determinado perfil de consumidor, deixando claras todas as vantagens que a compra pode trazer a ele.
Explicando com precisão ao cliente
Quando a equipe estiver familiarizada com o que está vendendo, chega a hora de transmitir isso ao cliente.
Vender valor é também um processo de convencimento, sendo importante que o vendedor saiba explicar com precisão ao seu público quais são os benefícios da compra do seu produto.
Por isso, desenvolver a habilidade de comunicação entre a equipe é fundamental, para que seja possível promover uma interação clara e eficaz com o cliente, o que auxilia também na construção de uma relação transparente e duradoura.
Negociando
A negociação é parte fundamental de qualquer processo de venda, inclusive quanto estamos falando de vender valor.
Para isso, a equipe deve estar preparada para mostrar ao cliente por que ele precisa da solução oferecida, utilizando seus conhecimentos a respeito do produto e do seu público-alvo para conseguir uma abordagem efetiva.
Nesse sentido, vale a pena elaborar roteiros de venda para os membros da responsável pelo processo, de modo que estejam preparados para conduzir a negociação sem ter que recorrer a atitudes que envolvam vender preço em vez de valor.
Tornando a venda uma experiência diversificada
Elaborar diferentes maneiras de abordar o consumidor também é uma maneira de mostrar que a empresa está ativamente procurando formas de estabelecer uma relação forte com o mesmo.
Isso demonstra preocupação com o cliente por parte do empreendimento, o que atribui mais consistência à postura do vendedor ao oferecer uma solução, levando o comprador em potencial a crer que existe uma preocupação genuína com a sua satisfação.
Por isso, tornar a venda uma experiência diversificada é uma forma eficaz de adotar abordagens mais assertivas e trazer melhores resultados para a equipe.
Agora que você já conhece algumas maneiras de vender valor e não preço, continue por aqui e confira nosso post sobre liderança tática e estratégica: o caminho para alcançar o sucesso!