Saiba porque a liderança tática e estratégica é um requisito fundamental para todos aqueles que desejam levar a equipe e a empresa ao sucesso!
Sem uma liderança tática e estratégica dificilmente uma equipe de futebol consegue conquistar a vitória e o mesmo acontece dentro de uma empresa.
Independentemente de qual seja o desafio, para solucioná-lo precisamos usar um plano que envolve a estratégia, tática e ação.
Em uma organização esse planejamento influencia no resultado da equipe e nos números da empresa.
Você já deve ter ouvido falar da liderança do ponto de vista de Maquiavel, escritor, filósofo e pensador político do Renascimento que orienta a pensar estrategicamente e a agir taticamente.
Existe diferença entre liderança tática e estratégica?
Tática e estratégia são palavras e ações distintas.
Liderança tática e estratégica se complementam e potencializam o sucesso do gestor, da equipe e do empreendimento.
Durante uma partida de futebol o técnico precisa coordenar um conjunto de ações baseado na análise do jogo para alcançar o objetivo, isso se chama estratégia.
A tática vai compreender toda a movimentação que ele fará para pôr em ação a sua estratégia, como substituições e novos comandos de marcação.
No entanto, voltamos a lembrar que elas se complementam e o gestor precisa elaborar suas estratégias de forma que as táticas sejam facilmente convertidas em ação.
Ou seja, na estratégia o líder vai definir seu objetivo e como irá fazer para alcançá-lo, na tática irá se concentrar nas ações e ferramentas para a execução.
Por isso todo líder precisa saber ser tático e estratégico em sua função.
Como ser tático?
O líder tático precisa aprender a usar sua capacidade para estimular e promover a energia, o talento e a competência dos membros da sua equipe.
É a tática que garante a execução da estratégia, por isso, essa característica é fundamental em qualquer tipo de liderança em toda empresa.
Será por meio dessa habilidade que o gestor pode cumprir e fazer executar as estratégias estabelecidas por ele ou pela direção da instituição em que trabalha.
O líder tático também aprende a reagir e enfrentar mudanças que podem ocorrer e tomar novas decisões.
Por mais planejada que seja a movimentação de uma peça no tabuleiro de xadrez, cada movimento pode exigir mudança na estratégia e novas ações táticas.
Como ser estratégico?
No livro Gigantes da Estratégia os autores trazem algumas lições dos titãs da tecnologia, dentre elas: olhe para o futuro, raciocine no presente.
Essa estratégia pode ser levada para a sua vida pessoal.
Se você vislumbra ser um líder de sucesso sua tática pode ser a de investir em treinamentos, formações e especializações para adquirir conhecimentos e aplicá-los a longo prazo.
Como a liderança tática e estratégica devem trabalhar em conformidade o líder estratégico precisa:
- identificar prioridades,
- conhecer as competências de cada membro da equipe,
- não ter medo de errar e recomeçar.
Com o tempo o líder vai aprendendo que as melhores estratégias serão sempre aquelas que têm como base táticas funcionais e capazes de serem aplicadas no tempo necessário.
A liderança tática e estratégica forma outros líderes
Todo bom profissional deseja evoluir profissionalmente e galgar novos desafios na sua carreira.
Por isso, gestores de sucesso se preocupam em identificar novos talentos para investir na formação de novos líderes.
Agora que você sabe sobre a importância da liderança tática e estratégica, que tal desenvolver e potencializar habilidades no seu time de líderes com a Mais Treinamento?