Você já conta com o WhatsApp Business na estratégia da sua empresa? Confira como funciona essa ferramenta e qual sua importância!
Você já implementou o WhatsApp Business na sua empresa?
Com as limitações do distanciamento social, essa ferramenta ganhou muita força no último ano, permitindo que os empreendimentos ficassem ainda mais próximos de seus clientes.
Muito se engana quem acha que o WhatsApp Business é apenas um canal de comunicação. Ele oferece inúmeras funções.
Veja a seguir as funcionalidades dessa ferramenta e como ela pode ser útil.
Qual a importância do WhatsApp Business para empresas?
Com a era digital, é fundamental que, além da presença online, as empresas estejam ainda mais próximas e acessíveis aos seus clientes.
O mundo está funcionando de forma cada vez mais dinâmica e rápida, onde cada segundo faz diferença e se a informação não estiver na palma da mão, seus concorrentes podem levar a melhor no momento da escolha.
Com isso, o WhatsApp lançou uma versão empresarial com funções que facilitam essa comunicação, disponibilizando informações 24 horas, 7 dias por semana e sem a necessidade de um atendente online.
Quais as funcionalidades do aplicativo?
É possível configurá-lo com informações relevantes sobre sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, catálogo de vendas, principais serviços oferecidos e até mesmo mensagens automáticas.
Dessa forma, se um cliente entrar em contato fora do horário de funcionamento, ele não terá que esperar até que inicie o próximo turno para ter um retorno da empresa.
Essa agilidade pode ser decisiva na hora de reter uma venda. Por isso, é preciso configurar tudo com muito cuidado e pensando nas necessidades do seu público.
Além das mensagens automáticas quando receber um novo contato, você também pode configurar outra para após 14 dias de inatividade por parte do cliente, refrescando o contato e aumentando a chance de conversão.
Quando ele receber esse contato seu, será notificado que se trata de um perfil comercial, proporcionando maior autoridade à sua empresa.
Outro diferencial é que é possível usar um número fixo para configurar o WhatsApp Business, ou seja, não é necessário que seja um número de celular.
Quais abordagens utilizar nele?
Para configurar o WhatsApp Business na sua empresa, você precisa ter pleno conhecimento do seu público e elaborar uma estratégia certeira.
Faça um levantamento das principais necessidades, as dúvidas mais frequentes, o tipo de contato que eles costumam realizar e a linguagem mais adequada.
Construa um catálogo de produtos e/ou serviços bem completo e informativo, contendo todas as informações necessárias para que seu cliente consiga entender e escolher o que deseja, sem a necessidade de auxílio.
Dessa forma, ele poderá informar o que precisa e seu trabalho será apenas de concluir a compra, deixando o processo mais rápido e automatizado.
Aposte na riqueza dos detalhes e crie mensagens automáticas, para que seu público seja prontamente atendido ao entrar em contato.
Todos esses pontos são cruciais no momento de decisão, pois da mesma forma que o cliente entrou em contato com você, ele pode ter mandado mensagem para inúmeras outras empresas e a que melhor atender suas necessidades levará a melhor.
Atualmente existem empresas que prestam atendimento totalmente automatizado com o WhatsApp Business, mas a principal vantagem do app é a possibilidade de unir a tecnologia com o atendimento humanizado.
Gostou de conhecer mais sobre o WhatsApp Business? Aproveite para conferir técnicas de comunicação persuasiva em vendas!