Negociação e venda são termos usuais na área comercial de qualquer empresa. Sua equipe sabe aplicá-los com qualidade no dia a dia da operação?
Saber trabalhar a negociação e venda faz toda a diferença em uma empresa, afinal, é necessário agregar valor aos projetos comercializados e aumentar a rentabilidade da operação.
Muito mais do que localizar possíveis clientes e apresentar propostas torcendo para que tudo corra bem, o bom vendedor é aquele que possui estratégias bem definidas para realizar excelentes negócios para sua empresa.
Para isso, ele trata de agregar valor às suas soluções desde a primeira conversa, transparecendo ao prospect que há algo especial e de qualidade sendo oferecido para atender a demanda necessária.
O preço da solução será considerado na decisão, porém, saber vender os benefícios e ganhos obtidos com a implantação da solução oferecida, valoriza os produtos e serviços que estão sendo apresentados.
O vendedor que trabalha com qualidade apresenta valores e nunca os preços, pois, tem por objetivo atender as necessidades de seus prospects, conduzindo com absoluto interesse o projeto e apresentando as alternativas que efetivamente resolvem o problema em questão.
Por que agregar valor à negociação e venda?
Agregar valor à negociação e venda é saber valorizar os diversos aspectos que envolvem o atendimento às necessidades de determinado cliente, como, por exemplo:
- produtos e serviços oferecidos,
- qualidade no atendimento comercial,
- suporte técnico,
- assistência técnica,
- resolução de problemas,
- garantia de satisfação.
Para provar que o preço é importante em uma negociação, mas, não é fundamental para a concretização de um negócio, basta avaliar as maiores empresas do mundo.
Elas definitivamente não possuem os melhores preços do mercado, ainda assim são líderes em faturamento e continuam crescendo.
Para deixar ainda mais claro, a empresa com maior valor de mercado do mundo é a norte-americana Apple, no entanto, ela fabrica e comercializa notebooks e produtos tecnológicos caros e que possuem preços maiores do que os concorrentes.
Apesar disso, ela sabe agregar valor à negociação e venda, pois, todos admiram e gostariam de possuir um equipamento da empresa.
Como agregar valor à negociação?
Para agregar valor à negociação, você não precisa trabalhar na maior empresa do mundo e não precisa ter medo de enfrentar profissionais das grandes corporações.
Lembre-se que eles são idênticos a você, possuindo problemas, desejos e situações do dia-a-dia parecidas com a que você convive.
A negociação se inicia no primeiro contato, portanto, prepare-se muito bem para realizar uma abordagem junto ao prospect.
Agregar valor à negociação é mostrar ao cliente que você está disposto a, em conjunto com ele, buscar a melhor solução para as dificuldades da empresa ou na satisfação do seu desejo.
Portanto, aprimore-se na sua profissão de vendedor e aprenda como:
- realizar um bom levantamento das necessidades,
- entender exatamente o que o cliente deseja,
- preparar uma proposta de qualidade,
- realizar uma ótima apresentação da solução proposta,
- lidar com as objeções,
- utilizar técnicas de relacionamento para facilitar a negociação,
- saber fechar bons negócios para sua empresa.
Como agregar valor à venda?
Agregar valor à venda significa acompanhar os processos após o fechamento do negócio e participar ativamente para que tudo ocorra da maneira adequada e desejada pelo cliente.
Não se esqueça que as vendas trazem sempre novas oportunidades, pois, nesses momentos surgem cotações, ajustes, melhorias e bons negócios.
Quando o vendedor não acompanha os processos, não consegue agregar valor à venda, o que acaba levando o cliente a buscar outras alternativas com fornecedores que lhe deem atenção.
Agora que você já sabe como agregar valor a negociação e venda, leia também nosso post que apresenta os indicadores de sucesso da área comercial.