Desentendimentos podem ocorrer em empresas de todos os tamanhos, mas a forma de gerenciar conflitos é que fará a diferença. Saiba como fazer isso.
Desentendimentos podem ocorrer em qualquer empresa, principalmente no setor comercial. No entanto, a forma que você irá gerenciar conflitos é o que realmente importa.
É quase que impossível que, principalmente em empresas de médio a grande porte, não haja qualquer tipo de conflitos, seja de interesses, competitividade, opiniões diferentes e até mesmo por outros motivos.
No entanto, quando falamos em gerenciar conflitos, não se trata de um trabalho árduo para evitar os conflitos ao máximo e sim trabalhar a inteligência emocional, respeito e as melhores formas de resolver esses desentendimentos de forma pacífica.
Eles fazem parte do cotidiano, são comuns e naturais, mas quando começam a ultrapassar os limites e tornar a convivência dificultada se tornam um problema, que deve ser resolvido da melhor forma, para que não haja continuidade.
No setor de vendas é comum que tenham muitos fatores de risco para desentendimentos, como a pressão para bater metas, clientes que já foram atendidos por pessoas diferentes, competitividade, valor por compra e dentre outros.
Entenda mais sobre esses tipos de desentendimentos e de que forma você pode gerenciar conflitos de forma harmoniosa, deixando o ambiente agradável e satisfatório para todos da equipe, o que traz benefícios a curto e a longo prazo. Continue a leitura.
Causas para os conflitos em vendas
No universo das vendas, existem diferentes pontos facilitantes para a existência de conflitos. Você pode conferir os principais a seguir:
Comunicação interna com falhas: não informar todos por igual, passar informações pela metade ou até mesmo deixar que algum boato seja espalhado é bastante comum, o que pode gerar o famoso “telefone sem fio”, causando intrigas e conflitos.
Processos não controlados: toda empresa precisa de uma gestão de processos adequada, para que os colaboradores saibam os passos adequados dos seus trabalhos, bem como resolver problemas cotidianos que envolvem a sua área.
Clima empresarial ruim: se a sua organização não investir em estratégias de integração, é comum que brigas, competitividade exagerada, mentiras e demais fatores de risco para conflitos ocorram com mais facilidade.
Metas absurdas: é comum que os conflitos ocorram em empresas que possuem uma equipe de vendas enxuta e com metas relativamente altas para serem batidas. Isso, atrelado a pressão constante e políticas internas fracas ou inexistentes, causa diversos conflitos.
Importância de realizar o gerenciamento de conflitos
O gerenciamento de conflitos é fundamental para que a sua equipe se mantenha unida, de forma a diminuir consideravelmente a rotatividade, discussões, fofocas e até mesmo mentiras sobre a honra da outra pessoa.
Gerenciar conflitos também envolve a forma da sua empresa lidar com os desentendimentos do cotidiano e trabalhar uma forma de torná-los mais simples de serem resolvidos.
Se você acha que deve deixar os seus colaboradores resolverem isoladamente sem qualquer apoio, saiba que essa decisão é errada e poderá acostumar as equipes a serem arredias e não trabalharem a empatia, por exemplo.
Como gerenciar conflitos em vendas?
Para gerenciar conflitos na área de vendas, é muito importante que a postura da sua empresa seja o mais justa, aberta e empática possível.
Escutar ambos os lados, manter uma comunicação clara, apurar os fatos e agir de forma coerente são atitudes que poderão tornar o clima da empresa mais descontraído e tranquilo.
Evite falar com os colaboradores na frente de todo o empreendimento, bem como conversar com todos envolvidos no conflito ao mesmo tempo e na hora que o problema ocorreu.
Tenha paciência, calma, firmeza e use-as para escutar cada pessoa, assim como alguma testemunha caso necessário.
E aí, pronto para gerenciar conflitos na sua empresa? Aproveite e leia também sobre como ensinar a sua equipe a vender valores e não o preço das soluções.