Saiba qual a importância da comunicação no papel da liderança e como essa ação leva motivação à equipe e promove bons resultados para a empresa.
Uma equipe integrada, satisfeita e produtiva conhece e reconhece a importância da comunicação no papel da liderança.
A falta de diálogo ou a sua ineficiência gera desconfiança e pode levar todo um time ao estresse e desânimo.
No ambiente corporativo, a forma de se expressar deve ser positiva, prática e exemplar, ou seja, é pela forma como o líder se dirige ao seu grupo que ele conquista a confiança e inspira os seus colaboradores.
O que é comunicar?
Antes de começarmos a falar sobre a importância da comunicação no papel da liderança, vamos relembrar quais são os elementos que compõem essa ação.
Aprendemos nas aulas de português que a comunicação é composta de 4 elementos principais que são:
- emissor, aquele que emite a mensagem,
- receptor, quem recebe,
- a forma de linguagem usada para transmitir a mensagem, que se diferencia entre verbal e não verbal,
- mensagem transmitida e compreendida.
Somente quando houver a junção desses quatro elementos é que a comunicação será eficiente e completa.
A importância da comunicação para a empresa
Praticamente todos os anos, empresas especializadas realizam pesquisas para medir o nível de satisfação dos colaboradores nacional e internacionalmente.
Os brasileiros estão entre os mais insatisfeitos e desmotivados no trabalho e, na maioria das vezes, os líderes não percebem essa situação.
Nesse sentido, existem dois pontos que mostram a importância da comunicação no papel da liderança.
Primeiro, independentemente do fator gerador de desmotivação, se houvesse a oportunidade do diálogo, tudo ficaria mais fácil.
Assim, é papel do gestor identificar que a sua equipe ou algum membro dela está desanimado e possibilitar abertura de conversa para resolver o problema.
Em segundo ponto, uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Michael Page, publicada na página do LinkedIn, a cada dez pedidos de demissões, oito são por problemas de relacionamento com a gestão.
A falta de uma relação saudável desmotiva o colaborador e isso pode acontecer por:
- falhas na comunicação,
- interação agressiva ou autoritária,
- falta de alinhamento,
- excesso de críticas,
- ausência de feedbacks.
Para a companhia, essa situação aumenta o turnover, gera despesas com desligamentos e novos processos admissionais, o que prejudica os resultados.
Em ambos os casos, a humanização na gestão e uma comunicação eficiente poderiam evitar muitos problemas e prejuízos para todos.
Qual a importância da comunicação no papel da liderança
A forma como o líder se expressa deve transmitir confiança ao seu time, promover motivação no grupo e gerar satisfação e engajamento entre os colaboradores.
Daí a importância da comunicação no papel da liderança no ambiente corporativo, que deve ser mostrada por ações essenciais como:
- falar e ouvir,
- transmitir e se fazer compreender.
Portanto, se você deseja formar uma equipe engajada, é preciso permitir que todos também tenham voz ativa tanto nos processos, como nas decisões, que eles verdadeiramente falem e sejam ouvidos.
Isso é estar aberto às novas ideias, incentivar discussões positivas e produtivas e, acima de tudo, promover uma comunicação clara e transparente com o seu time.
Lembre-se que da mesma forma que ouvi-los é fundamental, na solução de problemas a liderança tem o papel de conduzir e orientar o melhor caminho a seguir, usando de responsabilidade e empatia.
Todo líder também precisa saber que muitas vezes um gesto diz muito mais que mil palavras.
Nesse sentido, nervosismo, gesticulação excessiva, tom de voz elevado podem mostrar desequilíbrio, desconfiança, irritação e insegurança.
Da mesma forma que desviar o olhar ou mexer no celular, por exemplo, pode caracterizar que você não está atento ao que o seu colaborador está falando.
Agora que você sabe a importância da comunicação no papel da liderança e resolveu transformar a sua empresa, entre em contato com a Mais Treinamento, temos a solução certa para treinar a sua equipe!