Saiba como a comunicação de influência pode revolucionar o modo como os seus vendedores abordam os clientes e, assim, gerar resultados extraordinários!
Provavelmente, a sua empresa já passou por uma situação parecida com essa. Um vendedor saiu de férias ou se desligou da empresa e, então, o restante da equipe começou a falhar em atender os clientes dele.
Isso acontece porque, muitas vezes, os clientes são “parecidos” com o vendedor em questão. Ou seja, eles se tornaram clientes justamente porque o vendedor despertou empatia neles, conseguiu a conexão efetiva. Com isso, um forte laço foi criado e os clientes se sentiram abandonados com a sua ausência.
Por outro lado, tinha alguns clientes que não estavam ativos e foram ativados por outros vendedores. Será que estes vendedores que obtiveram sucesso tinham outro perfil?
O poder da conexão nas vendas
Encantar e fidelizar o cliente é cada vez mais difícil. Afinal, oferecer produtos e serviços tecnológicos ou de grande qualidade não é mais suficiente.
Nesse cenário, a comunicação da influência assume um papel cada vez mais importante nas vendas. Afinal, é a habilidade de ouvir, criar empatia e desenvolver conexões com o cliente que farão com que ele escolha a sua empresa no lugar de outras.
Por isso, é preciso começar a desenvolver um olhar diferente em relação à equipe e ao processo de vendas.
Será que você realmente presta atenção ao impacto da comunicação usada nos clientes? Ou então sabe como impactar de forma positiva as pessoas para abrir novos caminhos?
Equilíbrio entre conhecimento técnico e comunicação de influência
Muitas empresas ainda erram em focar toda a formação da equipe apenas em atributos técnicos. Com isso, a equipe se torna altamente qualificada, mas segue frustrando no momento de atingir as metas e encantar os clientes.
Isso normalmente acontece porque as habilidades de comunicação e de criar conexões são deixadas de lado. E não se engane ao achar que elas são menos importantes do que a capacidade técnica e o tempo de experiência do vendedor.
Saiba que o potencial de entender o comportamento do outro, como o outro toma decisão, como o outro gostaria de ser atendido faz toda a diferença. Tendo este conhecimento de Perfil Comportamental Observável e Técnicas de Comunicação Persuasão, o vendedor pode moldar toda a comunicação conforme o perfil do cliente para construir conexão efetiva e obter melhores resultados.
Afinal, são esses conhecimentos que permitirão ao vendedor entender a fundo as necessidades dos clientes. E, assim, expor as soluções de uma maneira clara, com proposta de “valor” para cada cliente e ajudá-lo no processo de decisão.
A revolução da abordagem de vendas
A PNL (programação de neurolinguística) é uma ferramenta fundamental nesse processo. Na Mais Treinamento, nós damos uma abordagem revolucionária com DISC (perfil comportamental observável) para ensinar a comunicação não-verbal que impacta em 93% do resultado da comunicação efetiva e ajuda a construir um relacionamento produtivo com os clientes.
Por meio dessas ferramentas, é possível impactar o outro de forma positiva. Além disso, é a compreensão de como o outro pensa e age que determina os critérios de decisão no momento de uma venda.
Por isso, a comunicação não-verbal é tão importante. Muitas vezes, entender os sinais e captar mensagens sutis no discurso do cliente é onde está a resposta sobre como a venda deve ser conduzida.
A consequência desse tipo de abordagem é um aumento de produtividade e resultado conforme a consultora Marcia Pinto Rodrigues. E esses resultados já foram observados em vários cases de sucesso com empresas de diferentes portes e segmentos.
Que tal aprimorar a comunicação de influência e persuasão da sua equipe e levar os resultados a outro patamar? Acesse o nosso site, conheça a nossa metodologia e entre em contato para conhecer melhor nossos treinamentos!