Líderes cada vez mais usam a humanização na gestão da equipe para melhorar seus resultados na empresa. Saiba mais lendo nosso post.
A humanização na gestão é fundamental para toda a gestão que deseja manter uma equipe motivada em cumprir com os objetivos da empresa.
Líderes do século XXI têm um grande desafio em suas carreiras que é exercer a arte de saber gerir seus colaboradores sabendo que eles devem ser olhados como um ser integral e não apenas como um profissional naquele período que está na empresa.
Todo gestor precisa saber:
- conviver com as diferenças entre os membros da sua equipe,
- entender as necessidades de cada um deles,
- promover a boa convivência entre os seus colaboradores,
- manter a equipe motivada.
Há muito tempo se fala da valorização do ser humano no ambiente corporativo e estudos apontam que empresas humanizadas têm maior retorno financeiro, ou seja, são mais lucrativas!
Ficou interessado no assunto? Continue lendo nosso post e saiba como a humanização na gestão da equipe pode melhorar os resultados da empresa!
O que é humanização na gestão?
O mundo empresarial foi comandado por muito tempo pela frase: manda quem pode e obedece quem tem juízo.
Essa teoria, iniciada no começo do século XX, foi baseada no método clássico de administração, apresentado pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol.
Durante muito tempo isso foi mantido nas organizações, o que fazia com que muitos colaboradores trabalhassem desanimados e frustrados por não conseguirem mostrar seus talentos.
Em 1927 surgiu a Escola de Relações Humanas que tinha como objetivo prezar pelas experiências vivenciadas pelos colaboradores na fábrica da Western Electric, situada no Estado de Illinois.
O novo modelo de administração tinha como base a interação das pessoas e a coordenação das atividades que elas desempenhavam, baseadas em princípios que até hoje são considerados.
Começava, então, a ser usada a humanização no ambiente corporativo, já que o movimento partia dos seguintes princípios:
- valorização dos profissionais,
- reconhecimento do trabalho realizado,
- direito à manifestação em decisões de processos,
- oportunidades para o colaborador participar e auxiliar no crescimento contínuo da organização.
A gestão humanizada
Esse movimento que começou na fábrica da Western Electric deu início ao que hoje chamamos de gestão humanizada, uma nova forma de ver o colaborador.
A humanização na gestão promove:
- maior motivação para o desenvolvimento de suas funções,
- geração de oportunidades para capacitação e treinamento,
- maior engajamento por parte dos funcionários,
- retenção de talentos,
- valorização dos colaboradores,
- uso da empatia entre seus membros
- maior produtividade,
- melhora na convivência em grupo.
No entanto, apesar de tantos benefícios, para uma gestão do capital humano eficiente o líder precisa:
Aprender olhar o profissional como pessoa
A humanização da gestão tem como princípio compreender os anseios e as expectativas do colaborador olhando-o como pessoa.
Com isso, é possível promover oportunidades para que os colaboradores consigam expor suas ideias promovendo ações para que eles conquistem os objetivos pessoais e profissionais.
Criar oportunidades de aproximação entre os colaboradores
A humanização na gestão se preocupa em criar laços que unam os colaboradores entre si e com a liderança.
Criar laços é importante para conquistar confiança e todo líder precisa disso.
Os colaboradores precisam saber e acreditar que a empresa, de fato, se preocupa e cria oportunidades de crescimento para todos.
Reuniões periódicas são excelentes oportunidades para que líderes exponham os objetivos da empresa e consigam maior engajamento da equipe para alcançar os resultados.
É uma oportunidade também para ouvir as dificuldades de cada um e se mostrar interessado em solucionar o problema no que diz respeito ao trabalho.
Promover a motivação na equipe
A humanização na gestão deve promover situações e eventos para motivar seus colaboradores.
Investir em capacitação é uma forma de dizer ao seu funcionário que a empresa acredita no potencial dele, fazendo com que ele se sinta valorizado.
Recurso aplicado em cursos, palestras motivacionais e coaching também são excelentes meios de levar o exercício do autoconhecimento e trazer informações e novidades para seus colaboradores.
Fazer seu colaborador saber que a empresa percebe ele e investe na sua melhora é mostrar que verdadeiramente existe humanização na gestão!
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