Liderar é uma arte que demanda uma série de habilidades e conhecimentos. Será que você está apto para a função?
Liderar é uma verdadeira arte e bons líderes são escassos no mercado. Afinal, a pessoa precisa reunir uma série de habilidades, que vão desde saber como se relacionar até trabalhar bem em equipe e ter os conhecimentos técnicos da área.
Outro ponto importante é que liderar vai muito além de mandar e cobrar a equipe. É preciso dar o exemplo, ser ético, proativo e criar as condições necessárias para que os seus vendedores consigam atingir seu potencial máximo.
Será que você realmente está no caminho certo da liderança?
Dicas para ser um bom líder
1. Tenha controle emocional
A inteligência emocional é o primeiro passo para você se conhecer melhor e, com isso, se tornar um bom líder. É ela que permite entender o que causa os nossos sentimos, como reagimos às situações e, assim, conseguirmos administrar melhor as nossas emoções.
A partir daí, também fica mais simples de identificar as emoções das outras pessoas e, com isso, melhorar suas habilidades de relacionamento.
Como resultado, você conseguirá se motivar e melhorar o engajamento da equipe, além de lidar melhor com situações de tensão e entender os limites de cada um.
Um líder com bom controle emocional ainda cria um ambiente de trabalho mais sadios, empáticos e produtivos.
2. Seja um encorajador
Como o próprio nome já sugere, um líder encorajador sabe oferecer as condições necessárias para que as pessoas trabalhem dando o seu melhor. Ou seja, eles apoiam a sua equipe, transformam os desafios em algo positivo e não recriminam o erro ou a tentativa de inovar.
No longo prazo, um líder com esse perfil conquista a confiança da equipe e cria um ambiente em que os indivíduos conseguem se desenvolver. Formando, assim, equipes de alta performance e extremamente inovadoras e que trabalham bem em todas as condições.
3. Exerça influência
A máxima de que um bom líder é aquele que atua pelo exemplo não poderia ser mais verdade.
Um bom líder consegue se conectar com as pessoas e entender e respeitar suas histórias e necessidades. Com isso, é possível influenciá-las de formas positivas e ajudá-las a vencer desafios e barreiras.
4. Saiba ouvir
Apesar de parecer algo simples, são poucos os líderes que saber ouvir e entender o que a outra pessoa está querendo dizer, sem pré-julgamentos.
O hábito de escutar ajuda o líder a aprender e a enxergar novas perspectivas para os problemas. Além disso, é a partir da escuta que novos relacionamentos são criados e aprofundados.
5. Tenha empatia
A empatia é a capacidade de entender o que as outras pessoas precisam e como elas se sentem. A partir dela, uma comunicação mais aberta e mais efetiva é estabelecida, assim como há um respeito maior entre a equipe.
A empatia está diretamente ligada à capacidade de influenciar e engajar pessoas. Além disso, ela ajuda a estabelecer uma conexão maior entre todos.
Como resultado, a sinergia entre a equipe é muito maior, permitindo que um ambiente de confiança seja estabelecido para que cada um dê o seu melhor.
6. Saiba delegar
Por fim, um bom líder sabe delegar tarefas de acordo com as competências de cada membro da sua equipe. Além de confiar que um bom trabalho será entregue.
É importante dizer que existe uma diferença entre delegar e confiar e delegar e ficar de olho no que as pessoas estão fazendo. Um líder deve propiciar as ferramentas necessárias para que as atividades sejam cumpridas e ficar à disposição da equipe, e não controlar qualquer mínimo passo que as pessoas derem.
Quer melhorar suas habilidades em liderança e aumentar a performance da sua equipe? Conheça o nosso treinamento para formar líderes!