Curiosamente quando sou apresentada as pessoas não consigo prestar atenção no nome, pois fico atenta a outros detalhes, aparência, jeito de falar e outras vezes, simplesmente distraio-me com outras coisas do ambiente. Muitas vezes, não foco em ouvir o nome e acabo não gravando ou errando o nome.
Você já pensou em qual o impacto de não saber o nome das pessoas? Na maioria das vezes, dificulta a interação pois não sabemos como chama-las e ficamos sem graça de perguntar, não é mesmo?
Capturar e usar (com respeito) o nome do cliente é bem importante. O nome é a maior representação do nosso universo pessoal e para isso, cuidados são necessários. É claro que podemos cometer falhas o e entender isso é o primeiro passo para evitar ou eliminar essas falhas.
Veja as falhas que mais acontecem:
- 1 – Esquecer =. Quando dá um branco na memória
- 2 – Errar = Ana Rita chamar Anita
- 3 – Mudar = José Ponte chamar de José da Ponte
- 4 – Simplificar= Carolina chamar de Carol
- 5 – Chamar pela parte do nome que ele não gosta = José Augusto chamar de Augusto e ele não gosta.
Esses erros são muito comuns e sempre que o cometemos ficamos em situação delicada.
Procure agir com cuidado e fixar em sua ação que o Nome do Cliente deve ser usado com respeito e consideração mostrando profissionalismo e atenção.
Confesso que encontrei a forma de nunca mais errar nas diversas situações:
- – Em reuniões, desenho a mesa e coloco os nomes das pessoas estrategicamente para poder interagir.
- – Durante o processo de atendimento por telefone ou presencial, anoto imediatamente o nome.
Sinto que esta atitude impactou positivamente nas interações com as pessoas devido a força da “conexão” ao usar o nome correto na interação. Experimente esta dica e acompanhe a Mais Treinamento para ajudar-lhe a aumentar a qualidade do atendimento ao Clientes.