Você pode colocar suas fortalezas em ação para melhores resultados e muitas vezes, não as usamos por não ver espaço nas organizações. A única certeza da vida é que a mudança começa “comigo”, o que eu ganho se eu conseguir espaço para colocar o meu “melhor em ação”?
Para tal, é importante ter claro para onde você quer ir. Não ficar à deriva nas organizações e/ou na zona de conforto. Quais as competências que eu já tenho e preciso colocá-las em ação? Quais as competências que eu preciso desenvolver? Qual o primeiro passo? Fazer um curso, almoçar com pessoas estratégicas, solicitar um job rotation…
Em seguida, reconhecer as competências que a equipe tem de complementar a suas para usá-las ao seu favor. Construir resultados através da equipe, junto com a equipe. Afinal, a equipe existe para somar talentos e competências.
Pode ser uma prepotência acreditar que sozinhos podemos tudo, não é mesmo? Na realidade, juntos somos muito mais fortes e obtemos muito mais resultados.
O que impede? Personalidades diferentes, expectativas não alinhadas e a falta de comunicação assertiva e eficaz.
A principal ferramenta do nosso dia a dia é a comunicação para construção de relacionamentos produtivos, engajamento da equipe, vender ideias. Muitas vezes, nos sentimos frustrados por não ouvirem ou não aceitarem as nossas ideias, não é mesmo? Será que fui “expositor” ou “vendedor de ideias”? Como posso construir uma comunicação de influência? Qual a melhor forma de se comunicar para ser compreendido? Qual o impacto da sua comunicação no outro?
Segundo Chiavenato, Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra e então compartilhada por ambas. Não é monólogo, precisamos estimular o diálogo. Fazer perguntas para estimular a participação dos outros e ouvir mais.
Note que a informação simplesmente transmitida, mas não compreendida não foi eficaz. O que você pode fazer diferente para ser eficaz?
Planejar a comunicação:
- Para quem? Qual o perfil e o que o outro valoriza.
- Por que? Qual o impacto desta comunicação? O que ganho comunicando?
- O que? Como? Pensar no detalhamento da informação, material de apoio e etc.; presencial, por telefone ou e-mail?
- Quando? Escolher o melhor momento pode fazer diferença.
Acredite em você e tenha sucesso!
Márcia Pinto Rodrigues é Palestrante e ministra treinamentos na Mais Treinamentos e Consultoria