Muitas pessoas ainda confundem liderança com chefia. Nesse post vamos apresentar as verdadeiras características dos líderes. Leia e saiba mais a respeito!
Se retornarmos na história vamos chegar aos tempos onde as tribos indígenas tinham os chamados chefes. Não aplicavam exatamente a liderança, apesar de exercerem o comando.
Eram autoridades dentro do seu espaço social, passado de pai para filho, onde o que prevalecia era o poder conquistado e a estrutura hierárquica.
Desta maneira, alguns nasciam chefes, pois seus pais eram os comandantes daquelas organizações, no entanto, nem todos tiveram êxito em suas jornadas, pois em alguns casos, lhes faltava o mais importante.
A liderança vai muito além da chefia, e faz toda a diferença na sociedade, seja em cargos políticos, empresas, organizações não governamentais podendo ainda ser encontrada em entidades religiosas, escolas e clubes esportivos.
Nesse post vamos abordar o que de fato é a liderança e como é possível transformar chefes em líderes. Continue lendo e saiba mais a respeito!
O que faz um líder?
O líder não é um super-homem que sabe tudo e tem as respostas para todos os problemas existentes.
Ele é uma pessoa que tem a capacidade de reconhecer um problema, tratá-lo e resolver a situação, contando com a colaboração e o envolvimento dos membros de sua equipe.
Ser líder é como ser um guia, onde a confiança e a dedicação dos subordinados vão além das obrigações, pois, assumem compromissos e transformam a realidade das organizações.
A liderança deixou de ser a chefia já faz muito tempo. Um líder é amigo e companheiro, envolvido com os processos e com os trabalhos e não mais aquele sujeito carrancudo vigiando seu pessoal, para saber se todos estão trabalhando.
As características da liderança
As principais características da liderança são as seguintes:
- reconhecimento e respeito aos limites pessoais de cada indivíduo,
- atencioso, bom ouvinte e retorna todas as informações solicitadas pelos colaboradores,
- valoriza os talentos que surgem na empresa, e incentiva a todos a alcançarem outros patamares profissionais,
- toma boas decisões e investem em ideias e novas perspectivas,
- estimula o diálogo e abre espaço para contribuições dos colaboradores,
- pede ajuda quando é necessário e envolve a equipe para a resolução de problemas,
- usa o exemplo pessoal e profissional para demonstrar autoridade, cumpre horários e se envolve nos processos corporativos,
- investe em sua formação, buscando trazer novidades e tendências de mercado,
- assume responsabilidades, superando os desafios,
- se mostra presente, é atuante e compartilha com seus comandados experiências e aprendizados.
Por que um líder e não um chefe?
Os líderes vão se formando na medida em que acreditam em si mesmos e se desenvolvem para assumir responsabilidades maiores. Portanto, a liderança pode ser estimulada, sendo passível de ser criada a partir do desenvolvimento de técnicas e treinamento.
Os maiores líderes da humanidade não foram filhos de reis, nem tampouco herdeiros de fortunas.
Os verdadeiros líderes são aqueles que lutam e que se propõem a buscar o melhor, estando dispostos a aprender e usando cada erro com uma grande ferramenta de crescimento.
O mundo corporativo precisa de líderes e não de chefes.
Uma forma de localizá-los é olhar para sua equipe buscando gerar oportunidades de desenvolvimento para seus membros, formando assim grandes profissionais que irão crescer enquanto pessoas ao mesmo tempo que irão ajudar a empresa a alcançar resultados sustentáveis.
Se sua organização aposta na liderança e busca profissionais que possam contribuir para o sucesso das operações, contate a Mais Treinamento, uma empresa especializada na transformação de empresas e pessoas.