Entenda como a compreensão da comunicação não-verbal pode contribuir para melhorar a performance nas vendas.
Expressões faciais, gestos, tom de voz…O impacto da comunicação não-verbal chega a 93%( Gestos – 55%; Voz – 38%; Palavras – 7%- Fonte: Ray Birdwhistell)
Portanto, não nos relacionamos e conectamos com as outras pessoas apenas por meio da fala.
No mundo das vendas, ter a consciência da sua comunicação não-verbal e usá-la a seu favor faz toda a diferença. Afinal, são esses sutis sinais que o ajudarão a conquistar a confiança do cliente e aumentar o grau de empatia.
Além disso, entender e estimular a sua comunicação não-verbal o ajudará a melhorar a sua postura e comunicação. Resultando também em melhores negociações.
Siga com a leitura deste artigo e entenda melhor o que é e qual a importância da comunicação não-verbal nas vendas!
O que é comunicação não-verbal
A comunicação não-verbal compreende todos os sinais que não são verbalizados por nós. Entre eles:
- expressão facial;
- gestos;
- tom, ritmo e volume da voz;
- linguagem corporal;
- olhar;
- aparência.
É importante dizer, no entanto, que esses aspectos não funcionam de maneira isolada. O tom e o ritmo da sua voz, por exemplo, são reflexos da sua postura e de outros aspectos da comunicação não-verbal.
Imagine que você quer se posicionar como uma pessoa confiante em uma reunião, mas se sentou de forma curvada e está falando baixo. Dificilmente os demais participantes terão a percepção de que você está seguro do que está dizendo.
Outro ponto importante é que, ao aprender a detectar esses sinais, você também consegue adaptar o seu discurso ao seu interlocutor. Conseguindo, assim, criar conexões mais profundas.
A importância da comunicação não-verbal
1. Confere mais credibilidade à fala
A comunicação não-verbal é essencial para transmitir mais confiança naquilo que você está falando. Afinal, mesmo que de forma inconsciente, as pessoas notam quando o seu corpo diz algo diferente daquilo que você afirmou.
Portanto, é muito importante manter uma coerência no seu discurso em todos os pontos de comunicação.
2. Cria conexões mais profundas
Aprender a observar a comunicação não-verbal ajuda a entender melhor o que o cliente está buscando. Afinal, nem sempre a pessoa consegue expressar de forma clara aquilo que deseja.
Além disso, a comunicação não-verbal o ajuda a identificar se o cliente está se sentindo à vontade com você. E, com alguns conhecimento de Programação Neurolinguística, você pode reverter uma situação que não parece estar a seu favor.
Como usar a comunicação não-verbal a seu favor
É importante dizer que nossos sinais não-verbais não são emitidos de forma consciente. Por isso, o primeiro passo é apostar no autoconhecimento para que você entenda melhor como está se comunicando.
Depois, você pode definir qual impressão gostaria de passar aos seus clientes, sempre pensando nos elementos que seriam positivos para eles e que transmitissem maior confiança e credibilidade.
Dessa forma, você conseguirá notar melhor como costuma se comunicar e, assim, ir ajustando os sinais não-verbais que emite.
Para tanto, vale a pena conhecer melhor as técnicas de vendas da Mais Treinamento com Perfil Comportamental Observável para se desenvolver mais sobre o tema e conseguir adaptar o seu discurso ao dos clientes.
Como resultado, você conseguirá ser mais produtivo, construir relacionamentos a longo prazo e, claro, vender mais e melhor.