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Conheça o impacto em dar feedback aos colaboradores e ao mercado!

Dar feedback aos colaboradores e ao mercado é fundamental para conquistar seus objetivos e a simpatia de todos que fazem parte do seu negócio!

Muitas empresas esquecem ou deixam de dar feedback àqueles que, por alguma razão, mantiveram algum tipo de contato, impossibilitando que alguma ideia ou mesmo crítica possa ser aproveitada para melhorar os processos de gestão.

A comunicação é fundamental para o relacionamento humano, uma vez que:

  • acordos são realizados,
  • processos melhorados,
  • opiniões e observações são discutidas,
  • relacionamentos são fortalecidos.

Quando a comunicação é unilateral, ela deixa de ser uma ferramenta de apoio aos mais diversos assuntos e processos, e passa a ser vista como um desperdício de energia na busca do entendimento e desejos.

Essa situação leva as pessoas a buscarem novas oportunidades, onde possam ser percebidas. Por isso muitas organizações perdem excelentes colaboradores e fortalecem a ação da concorrência, principalmente, se essa está atenta a dar feedback ao seu público.

Os impactos causados com a atenção e o retorno aos contatos emitidos pelas pessoas envolvidas com sua empresa modificam os resultados da sua operação.

O que é feedback?

A palavra feedback vem do inglês, e seu significado é a combinação de duas palavras:

  • feed – alimentar,
  • back – de volta.

Portanto dar feedback quer dizer realimentar, ou seja, retornar.

Esse retorno precisa acontecer sempre que alguém faz algum contato solicitando uma informação ou apresentando alguma opinião a respeito das ações e processos que envolvam a empresa.

Portanto, deve-se estar atento às manifestações do chamado público interno, ou seja, os colaboradores, como também do externo, onde estão os clientes, fornecedores, concorrentes e sociedade.

Dar feedback é se pronunciar a respeito de algum contato ou tomar a iniciativa em apresentar as considerações da organização a respeito de algum assunto que lhe seja pertinente.

Como sua empresa deve dar feedback ao mercado?

De uma maneira geral, todos aceitam que essa prática é essencial para se manter um bom relacionamento com os públicos internos e externos, e alguns acreditam que seja válida até para responder à altura alguma crítica.

No entanto, como exigir de sua equipe um retorno ao mercado se ela não recebe internamente uma avaliação, opinião e sugestão a respeito dos trabalhos realizados?

O feedback inicia-se dentro da corporação, quando há a preocupação em apresentar a todos quais os objetivos a serem conquistados, como proceder a respeito e, principalmente, se as pessoas estão ou não atuando segundo a perspectiva do negócio.

Para dar um retorno de qualidade ao mercado, é necessário que essa prática seja incorporada internamente junto aos colaboradores.

A partir daí é possível exigir atitudes com relação ao atendimento de qualidade para quem vem de fora procurando sua organização, cuidando sempre para não cair em algumas armadilhas, como:

Feedback insignificante

É aquele que não diz absolutamente nada, no qual a pessoa percebe que não existe nenhuma preocupação com o assunto abordado.

Possivelmente você já deve ter recebido ou ouvido mensagens como: “seu contato é muito importante, agradecemos sua opinião e ficamos à sua disposição”.

No entanto, nada acontece além dessas palavras educadas, porém automáticas e que têm por objetivo apenas cumprir um protocolo.

Feedback ofensivo

Esse caso é ainda mais grave do que o insignificante ou a indiferença com relação ao contato mantido pelo mercado.

Normalmente, ele ocorre quando alguma crítica sobre a organização é realizada e alguém sente-se atingido, retornando a mensagem de maneira ofensiva e desqualificada, criando uma situação embaraçosa, já que o emocional sobreveio ao racional.

Ofensas e críticas merecem também respostas, no entanto, com cuidado e de forma a resolver a situação exposta, e não em criar um distanciamento ainda maior entre as partes.

Sua companhia está preparada para dar feedback para os seus colaboradores e para o mercado?

Se você ainda não pensou a esse respeito, que tal preparar a sua equipe de líderes e colaboradores a adotar essa prática no cotidiano?

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Conheça o impacto em dar feedback aos colaboradores e ao mercado! was last modified: outubro 26th, 2020 by Mais Treinamento
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