X
    Categories: Geral

Saiba como delegar usando a visão sistêmica!

Sua empresa utiliza a visão sistêmica na gestão dos negócios e nas tarefas do cotidiano? Conheça os benefícios na aplicação desse conceito!

Para que se possa implantar e delegar tarefas utilizando uma visão sistêmica, é fundamental que todos os envolvidos saibam exatamente o que é e como aplicar esse conceito.

Possivelmente no início de sua carreira, você já tenha passado pela experiência de não compreender exatamente os motivos e as consequências das tarefas que realizava.

Essa realidade continua existindo, e a maioria dos colaboradores cumpre com sua obrigação, pois é paga para isso, no entanto pouco ou quase nada se sabe a respeito da importância da sua atividade no contexto geral da empresa.

Essa situação não é favorável para o empreendimento, pois o fato deles não conhecerem os objetivos e efeitos das tarefas que realizam pode desmotivar ou criar um relaxamento para a qualidade dos serviços executados, o que acabará impactando o processo em um momento futuro.

Para delegar e gerir uma equipe usando a visão sistêmica, é necessário que todos saibam quais os objetivos e as expectativas com relação às tarefas realizadas, compreendendo o fluxo e a importância de cada atividade no processo empresarial.

O que é visão sistêmica?

Visão sistêmica é a capacidade de se enxergar o todo a partir das atividades isoladas que são feitas pelos diversos setores de um empreendimento.

Se uma das partes não for bem executada, as possibilidades de problemas futuros aumentam significativamente durante o transcorrer do processo.

Quando o profissional compreende que a sua etapa influenciará diretamente o resultado da empresa, a sua visão a respeito da sua atividade se modifica.

Ele tende a se envolver e se comprometer com o seu trabalho e a melhorar a qualidade das suas entregas.

A visão sistêmica e os ambientes interno e externo

Quando um grupo de colaboradores trabalha dentro dos conceitos da visão sistêmica, ou seja, conhecendo os processos e o quanto eles impactam nos resultados do negócio, existem mudanças positivas no relacionamento da equipe.

Todos percebem que se alguma tarefa não está sendo realizada da forma adequada, as possibilidades de insucesso aumentam, portanto, existe uma visão de qualidade e até mesmo uma fiscalização positiva com relação aos trabalhos desenvolvidos.

Além disso, os relacionamentos externos melhoram e a visão dos colaboradores passa a ser prioritária no acolhimento a clientes, fornecedores e todos aqueles que se relacionam com a empresa, pois sabem das implicações que podem ocorrer a partir de um mau atendimento.

Como desenvolver a visão sistêmica entre os líderes e colaboradores?

Para desenvolver a visão sistêmica entre os líderes e colaboradores é preciso que todos entendam os objetivos da empresa.

Além de compreenderem onde o empreendimento pretende chegar, é necessário que percebam que a integração das áreas é importante para o sucesso da operação.

Isso significa que tanto o operador de máquina no chão de fábrica quanto o gerente comercial da loja precisam conhecer os processos e como as diversas áreas devem funcionar adequadamente para que as metas sejam alcançadas.

Para isso, é preciso promover treinamentos, workshops e conversas que venham a apresentar a empresa e técnicas de relacionamentos, mostrando a cada membro da equipe o porquê da sua atividade e como ela implica no resultado da empresa.

O sucesso do empreendimento tende a levar aos colaboradores mais envolvidos oportunidades e possibilidades de:

Os líderes precisam ser preparados para auxiliarem na implantação dessa nova visão, pois através de suas atividades é que toda o time passa a atuar com um novo olhar, onde a partir de uma simples tarefa existe um processo que pode encaminhar a organização ao sucesso.

Para facilitar esse entendimento e implantar a visão sistêmica em seu negócio, contate especialistas no assunto, que podem facilitar e acelerar o processo de engajamento dos colaboradores nos resultados da empresa. Contate a Mais Treinamento e conheça as possibilidades!

Saiba como delegar usando a visão sistêmica! was last modified: outubro 28th, 2020 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."