X

O Líder Empático, Parte II: Apenas biologia

“As pessoas ouvem suas palavras, mas sentem sua atitude” — John C. Maxwell.

Entender como as pessoas “funcionam” é fundamental para saber o que fazer e como fazer ao lidarmos com o outro. Isso é ainda mais importante quando somos os líderes de um time. Acontece que nosso cérebro é equipado com químicos que nos incentivam a certos comportamentos e nos protegem de outros. O conhecimento desta máquina que é nosso cérebro pode ser a chave para um entendimento aprofundado das pessoas que nos cercam.

Existem quatro neuroquímicos principais; endorfinas, dopamina, serotonina e ocitocina que contribuem para os sentimentos de felicidade, orgulho, alegria, realização e satisfação.

Químicos Egoístas: Eles são liberados quando uma pessoa precisa, como um indivíduo, cumprir uma tarefa.

• Endorfina: Diminui dor e prazer. Nos dão a força para perseverar no longo prazo.
• Dopamina: Nos dá aquela sensação de satisfação que sentimos quando completamos um projeto ou alcançamos um objetivo importante. (O sentimento agradável que temos ao riscar algo da lista de tarefas). Quanto maior o objetivo, e maior o esforço ele precisa para ser vencido, mais dopamina é liberada.

Químicos Altruístas: São liberados quando a pessoa precisa trabalhar como parte de um grupo.

• Serotonina: Nos faz sentir orgulho, é liberada quando nós percebemos que os outros gostam de nós ou nos respeitam. No ambiente de trabalho, é quando percebermos que nosso trabalho é apreciado pelos outros. Este é o químico que reforça o laço entre uma mãe e um filho, um professor e um aluno, um chefe e um empregado e finalmente, de um Líder para seus seguidores.
• Ocitocina: Trabalha promovendo empatia e confiança. Ela permite que os laços vão fundo. Ela é diferente dos outros químicos aqui porque ela trabalha a longo prazo e aumenta cada vez mais conforme você se torna mais íntimo e emocionalmente ligado à alguém. É quando confiamos em alguém e ganhamos sua confiança em retorno. Esta é a manifestação química do amor.

“O princípio mais profundo da natureza humana é o desejo de ser apreciado” —William James

Nossa espécie desenvolveu estes instintos, e graças a estes químicos, nos sentimos bem ao fazermos parte de um grupo. No próximo artigo “Líder Empático, parte 3: Superando o Cérebro Primitivo”, a Mais Treinamento vai lhe mostrar como alcançar um novo estilo de liderança.

Interessado em melhorar as suas qualidades em liderança? Entre em contato com a nossa equipe e conheça as nossas soluções em treinamentos!

Márcia Pinto Rodrigues,
Consultora, Palestrante e Diretora da Mais Treinamento e Consultoria.

O Líder Empático, Parte II: Apenas biologia was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."

Comments are closed.