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O Líder Empático, Parte IV: Definindo Empatia

“Nunca critique um homem até que você tenha andando uma milha em seus mocassins” — Provérbio Nativo Americano.

Agora nós podemos entender melhor do que estamos falando nos textos anteriores. Empatia é, de uma forma bem simples, a percepção dos sentimentos e emoções alheios. É a chave principal da famosa inteligência emocional. O elo entre o “eu” e o “outro”, porque é como os indivíduos entendem o que os outros estão experimentando como “se fosse conosco”.

Empatia: O poder de entrar na personalidade de outro e em imaginação, experimentar suas vivências. (Chambers English Dictionary, 1989 edition *em tradução livre).

Empatia vai muito além da simpatia, que poderia ser considerada como “sentir pelo outro”. Empatia é “sentir COM o outro” através do uso da imaginação.

• Daniel Goleman, o autor do livro “inteligência emocional”, diz que empatia é basicamente a habilidade de entendermos as emoções alheias. Mas ele também aponta que em um nível mais profundo, nos permite reagir e até prever as respostas emocionais dos outros.

• Tim Minchin, comediante, ator e músico, também já escreveu, a empatia é uma perícia que pode ser desenvolvida através da prática.

Poder prever o comportamento de alguém e saber reagir a ele de forma produtiva pode ser fundamental para uma equipe de sucesso, na mesma medida, é um investimento que uma pessoa pode fazer que tem um retorno relativamente rápido e seguro. Não existe nada que poderia vir de ruim no fato de se entender melhor as pessoas que nos cercam.

Nos próximos textos da Mais Treinamento vamos para a parte realmente interessante. Já sabemos porque a empatia é fundamental do sucesso no mundo dos negócios moderno, agora vamos saber, na prática, como nós podemos começar a desenvolver nossa empatia! Com os primeiros passos para desenvolver nossa empatia, vamos trabalhar nas formas de ouvir o outro e na comunicação não verbal, justamente para absorver o máximo de informações possíveis. Estas informações vão ajudar a montar um repertório de conhecimentos sobre aquela pessoa em especial, ajudando a formar um laço que irá reforçar o relacionamento e ajudar na velocidade e na qualidade comunicação do time.

Fique atento as nossas próximas publicações para tornar-se um Líder Empático!

Márcia Pinto Rodrigues,
Consultora, Palestrante e Diretora da Mais Treinamento e Consultoria. 

O Líder Empático, Parte IV: Definindo Empatia was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
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