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Quanto tempo você leva, em média, para dar um retorno ao seu cliente quando ele o procura?

Entenda a importância de fazer um follow up com o cliente e dar retornos rápidos e qualificados!

O follow up é uma das atividades mais importantes da prospecção. Afinal, as ações realizadas após o contato com o potencial cliente são essenciais para estreitar o relacionamento e, assim, direcioná-lo para o fechamento da venda.

Especialmente quando é o cliente que procura a empresa, quanto mais rápido e qualificado for o retorno e o follow up, melhor! Afinal, você não quer correr o risco de a sua proposta chegar tarde demais e perder a oportunidade porque o timing foi ruim.

Mas como fazer um follow up eficaz e direcionado para vender mais? Veja as dicas que separamos a seguir!

1. Seja rápido

Quando um cliente entra em contato e solicita uma proposta, o ideal é que você dê um retorno o mais rápido possível. Uma boa dica é estabelecer uma meta de, no máximo, 24h.

Este retorno não precisa ser necessariamente a proposta pronta. Afinal, de nada vai adiantar o cliente receber um orçamento se ele não for condizente com o que ele precisa.

Sendo assim, o mais indicado é que seja feito um contato para entender o que o cliente busca e, depois, fazer a proposta com o que ele valoriza.

2. Não tenha medo de fazer perguntas

Para que a proposta seja condizente com o cliente busca, você precisa compreender qual o cenário que ele vive e o que ele está buscando. E isso só é possível com uma conversa investigativa.

Portanto, no primeiro contato, faça algumas perguntas breves e objetivas para entender melhor quem é esse prospect. Com isso, você consegue desenhar uma proposta que vá de encontro com o que ele precisa e, assim, aumentar as chances de ele fechar com você.

3. Coloque-se à disposição

Mesmo enquanto o cliente está analisando os orçamentos, é importante que você fique por perto e se coloque à disposição para sanar dúvidas.

Vale dizer, no entanto, que é importante que os contatos com o cliente sejam feitos com algum propósito, e não apenas para marcar presença.

Além de cobrar um retorno, pode valer a pena encaminhar notícias ou novidades da empresa que possam agregar algo ao momento do cliente. Com isso, você mostra uma postura pró-ativa e ainda cria uma aproximação maior com o cliente.

4. Estabeleça uma rotina

Para que o follow up não caia no esquecimento, é importante anotar na agenda quando devem ser os próximos contatos com o cliente.

Uma boa dica aqui é perguntar para ele quais os canais em que ele prefere falar. Assim, você consegue fazer o acompanhamento sem se tornar inconveniente e nem atrapalhar o cliente.

5. Mantenha o follow up mesmo depois do fechamento

Por fim, vale dizer que o follow up não é uma atividade que deve acontecer em um momento específico do processo de vendas. Afinal, manter um relacionamento com o cliente é fundamental antes, durante e depois que ele fechar o contrato.

Por isso, não suma nem após a compra ter sido realizada. Criar uma conexão com os clientes é um trabalho frequente e a longo prazo. Por isso, é preciso criar uma rotina e sempre focar em agregar valor ao cliente em todos os contatos.

Lembre-se de que estamos vivendo em um mercado altamente competitivo e dinâmico. Portanto, demorar para dar um retorno a um prospect pode acabar custando muito caro para você!

Quanto tempo você leva, em média, para dar um retorno ao seu cliente quando ele o procura? was last modified: julho 10th, 2019 by Mais Treinamento
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