X

Aperfeiçoamento em Vendas: Lidando com Surpresas

Poucas coisas são mais frustrantes para um cliente do que um vendedor que está indisposto ou com pouca vontade de atender. Às vezes o cliente tem uma pergunta que sai da área de conhecimento do vendedor e isso é normal. Talvez seja sobre onde o produto foi feito, ou o seu material, ou talvez seja alguma outra coisa qualquer que tenha despertado o interesse do possível cliente.

 

E nada mata mais a chance de venda do que o dar de ombros e o “não sei”. É quase garantido que, se você demonstrar desapego, você não irá perder à venda.

 

  • Eu não tenho nenhuma resposta para dar, e agora?

 

A melhor coisa, neste momento, é observar as dicas de Tom Szarky, CEO e fundador da TerraCycle e nomeado com primeiro lugar do Rank de CEOs abaixo dos 30 pela Inc. Magazine de Julho/2006.

 

Não estamos falando de informação aqui, e sim de POSTURA. Se você não possui a informação, com certeza você pode demonstrar interesse e proatividade. “Não sei, mas irei me informar e assim que possível entrarei em contato” é o mínimo que se precisa fazer. Se você souber como alcançar a informação, avise o cliente. As vezes vai ser através de algum supervisor ou gerente de vendas. Mas o importante acima de TUDO é demonstrar que você vai buscar a resposta que você (ainda) não possui.

 

Mas, se você não sabe a resposta, também não invente. Porque a pessoa que está fazendo a pergunta pode muito bem estar o testando e saber muito bem qual é a resposta certa. E dela vai vir toda a confiança que ela vai ter em você como profissional. Se você “enrolar” e tentar se esquivar, a confiança também cai e a chance de fazer a venda diminui.

 

Respostas claras, em todos os casos, são uma necessidade.

 

Você sempre pode melhorar, aprender mais sobre o produto e sobre como fechar as vendas de uma forma melhor e mais eficiente. Manter uma postura de humildade e interesse é a melhor forma de evoluir no mercado de trabalho.

 

Continue nos acompanhando para mais Dicas como essa! Até a próxima. 🙂

Aperfeiçoamento em Vendas: Lidando com Surpresas was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."