X

Como reter e fidelizar clientes?

Veja como aumentar os níveis de fidelidade dos clientes em momentos de incertezas econômicas e fazer com que a sua empresa ganhe vantagem competitiva!

 

Reter clientes e mantê-los motivados é um dos grandes desafios de muitas empresas. Especialmente em momentos de incertezas econômicas como o que vivemos, ver os clientes indo embora se torna, infelizmente, uma situação bastante comum.

Nesse cenário, o faturamento cai, a empresa perde a lucratividade e, assim, não consegue trabalhar descontos ou preços competitivos. E, muitas vezes, o desânimo generalizado dos colaboradores faz com que os diferenciais do negócio também parem de ser trabalhados.

O resultado é um nível de fidelização de clientes cada vez menor e a empresa com a saúde financeira prejudicada.

Mas será que é possível reverter essa situação?

 

Muito além do preço

 

Um dos primeiros impulsos quando os clientes começam a sair é entrar na guerra pelos preços. Com isso, a empresa acaba entrando em uma briga sem fim e que é extremamente prejudicial ao negócio.

Focar apenas nos preços para fidelizar clientes é um grande erro. Afinal, esse tipo de cliente só busca esse atributo, o que faz com que seja praticamente impossível fidelizá-lo.

Dessa forma, é preciso lembrar-se a todo momento o valor do seu produto ou serviço. Ou seja, quais os problemas que a sua oferta resolve, o que a empresa tem de diferente e quais os benefícios agregados.

Um pós-venda de qualidade ou uma garantia estendida são alguns exemplos de valores agregados que permitem manter a margem de lucro e, ainda assim, fidelizar o cliente.

Afinal, são esses detalhes que farão com que o cliente se encante e sinta-se verdadeiramente ouvido pela empresa.

 

É possível reverter um cenário desfavorável?

 

Mas e quando os clientes já estão na porta de saída, será que é possível reverter esse cenário?

Para vender valor agregado é preciso conhecer a fundo os seus clientes. E, para tanto, a sua equipe precisa estar qualificada o suficiente para que consiga enxergar além das queixas e vontades dos clientes.

Com um bom treinamento de atendimento é possível alcançar esse patamar. Assim, a comunicação se torna mais eficaz e o cliente se sente acolhido. Tornando o relacionamento mais próximo e aumentando os níveis de satisfação.

 

Investimento a longo prazo

 

Não se engane ao achar que o treinamento de atendimento é um custo ou um investimento pontual para a sua empresa.

Essa é uma abordagem que permite construir uma cultura organizacional com foco no cliente e, assim, aumentar os níveis de fidelidade.

O resultado é positivo para ambos os lados: o cliente se sente ouvido e compreendido e a empresa desenvolve uma comunicação eficaz e em sinergia com as necessidades do cliente.

Assim, você não precisa mais competir na guerra por preços e consegue mostrar o valor dos seus produtos e serviços, gerando um boca-a-boca positivo para a empresa.

E lembre-se: em um mercado cada vez mais competitivo uma boa reputação faz toda a diferença para reter e fidelizar clientes!

Que tal dar esse passo tão importante o quanto antes? Conte com os treinamentos presenciais da Mais Treinamento para aproximar o relacionamento com clientes e oferecer experiências memoráveis!

Como reter e fidelizar clientes? was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."