X

O Líder Empático, Parte V: A arte de ouvir

Nós já sabemos o que é Empatia e o que não é Empatia. Mas, para uma breve revisão, Empatia não quer dizer que você precisa concordar (ou achar justificável) como os outros se sentem. A Empatia é, justamente e somente, a capacidade de ENTENDER os sentimentos dos outros, perceber as formas de pensar e entender onde elas o levam!

 

Este entendimento pode ser aplicado para a compreensão das necessidades de outras pessoas. Quando se é um Líder, se entende como estes sentimentos afetam as percepções das pessoas. E as percepções humanas são capazes de transformar ambientes para bons e ruins, de saudáveis para doentios, de tranquilos para estressantes e vice-versa.

 

A arte de ouvir.

 

  • Preste atenção na pessoa com quem fala.

 

Os melhores líderes seguem a antiga regra de “duas orelhas e uma boca”, eles passam mais tempo ouvindo do que falando. E não apenas isso, eles focam nas pessoas com quem estão conversando. Em um mundo tão cheio de distrações como o nosso, esta atenção extra pode fazer a diferença nas nossas habilidades. Colocar seu smartphone de lado, ou fechar o inbox dos seus e-mails quando conversando com alguém já demonstra que sua atenção está na pessoa com quem está conversando.

 

  • Seja diplomático.

 

Líderes tem que tomar cuidado ao julgar os outros. Mesmo quando os sentimentos lidos estão em total desacordo com os seus próprios sentimentos, mantenha a calma. O foco aqui não é julgar sentimentos, mas sim entender como estes sentimentos afetam a percepção da pessoa, sem se ater se estes sentimentos estão corretos ou não. Não demonstre comportamentos que possam tirar o incentivo da pessoa de vir até você e compartilhar.

 

  • Mantenha o controle.

 

Por último, é necessário ser forte e inteligente emocionalmente. Este afastamento permite uma análise fria destes sentimentos de uma forma menos subjetiva. Ou seja, não deixar que os próprios sentimentos se envolvam (e portanto controlem) o resultado da situação.

 

“Quando você estuda o sucesso, o que de fato está estudando é psicologia, porque tudo isso está na mente” — Collen Kettenhofen.

 

Quem está atento aos textos já compreendeu que estamos construindo algo de muita importância: confiança. Estamos criando uma ponte de comunicação segura o bastante para que as pessoas possam vir ao líder e lhe deem as informações tão preciosas de bom grado.

 

  • Se seus empregados não confiam em você, você não é um líder; você é apenas o gerente.

 

Seus funcionários têm que acreditar, ter fé em que podem vir conversar e expor o que pensam. E que, principalmente, o Líder vai usar seu entendimento dos sentimentos (a tal Empatia que tanto falamos) para dar algo que seu funcionário precisa para ser bem-sucedido, assim melhorando o relacionamento, aumentando a colaboração e a produtividade.

 

Sem isso, seus funcionários vão estar sempre na defensiva. Esquivos e arredios, eles sempre vão estar pensando apenas nos próprios interesses pessoais. Pois eles acham, sinceramente, que seus sentimentos e interesses são sempre ignorados.

 

Continue com a Mais Treinamento para entender em quais outras formas você pode transformar seu quadro de funcionários em uma equipe motivada e empenhada em lhe trazer sucesso!

O Líder Empático, Parte V: A arte de ouvir was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."

Comments are closed.