X

O Líder Empático, Parte VI: A arte de ver

“Não me diga no que acreditas. Eu irei observar como te comportas e eu farei minha própria resolução. “ — Alex Trebek.

 

Não é surpresa que nem todas as coisas são ditas. Nem todas as coisas podem ser, inclusive. Mas o que mais chama à atenção é que com o avanço da tecnologia, mais pessoas puderam se comunicar por textos. Sejam eles e-mails ou mensagens via celular, todos podem perceber as limitações e enganos que o uso estrito das palavras podem causar. Muita informação é passada com o tom de voz, com um olhar. Com os gestos do corpo, com a postura e com a linguagem corporal.

 

A arte de ver.

 

Em momentos mais tensos, como uma reunião difícil ou uma avaliação de performance, a mente está tão focada nas palavras que o corpo age quase que em modo automático, e neste momento sinais visíveis podem ser percebidos e interpretados. Como líder, é seu dever estar atento a estes sinais para poder melhor reagir a eles.

 

Sinais de Nervosismo:

  • Braços cruzados ou rentes ao corpo.
  • Expressões faciais mínimas.
  • Olhos voltados para o chão, contato visual mínimo.

 

Se um membro do seu time está visivelmente desconfortável, algo está errado. Fora do lugar. Algo que precisa da sua atenção. Porque ele está na defensiva? Sua mensagem está entrando por uma orelha e saindo pela outra? Ou será que ele sabe de algo que não está falando?

 

Solução Prática: Mudar a forma com que está falando. Quem sabe fazer algum elogio ou assegurar a pessoa, de forma que ela fique mais confortável e receptiva?

 

Sinais de Desatenção:

 

  • Cabeças baixas
  • Olhos vidrados, ou olhando para outras coisas.
  • Mãos que ficam mexendo nas roupas, ou que brincam com canetas e lápis.
  • Pessoas que estejam escrevendo algo, desenhando ou rabiscando
  • Pessoas afundadas nas cadeiras, de forma preguiçosa.

 

Sabe aquele momento em que a pessoa não está realmente acompanhando a conversa? Isso acontece muito com grupos de pessoas, na qual a responsabilidade de prestar atenção é dividida, diluída, com o grupo. Em uma situação ideal, se quer que as pessoas estejam prestando atenção no que está sendo exposto ou explicado. E é importante que você esteja atento aos seguintes sinais para deixar seus ouvintes mais engajados.

 

Solução Prática: Quando você percebe que alguém não está tão atento, você pode fazer algo a respeito e pescar, novamente, sua atenção. Trazendo seu foco para o que você está dizendo. Você pode fazer isso ao fazer uma simples pergunta para a pessoa.

 

A “arte de ver” é entender como a observação de pequenas pistas nos fornece informações valiosas. Tudo isto é muito útil para manter atitudes saudáveis e posturas adequadas no gerenciamento de nossas equipes. Claro que entendemos que pessoas diferentes reagem de formas diferentes nas mesmas situações e que não existe uma fórmula fácil e rápida para todos os casos.

 

Porém, existe muito mais além destes dois formatos de comportamento observável que podemos procurar. Se quiser entender mais, continue com a Mais Treinamento para a próxima parte do texto, onde traremos outros formatos, com novas soluções. Sempre visando oferecer melhorias práticas para sua forma de liderar. Até a próxima!

O Líder Empático, Parte VI: A arte de ver was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."

Comments are closed.