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Trilha de desenvolvimento humano em vendas e atendimento

Entenda como desenvolver habilidades e características pessoais é determinante para se tornar um vendedor de excelência!

As atividades de vendas e de atendimento são baseadas em relações humanas. Por isso, além da experiência na área, é fundamental desenvolver algumas habilidades que permitirão se conectar com a outra pessoa.

Muitas vezes, inclusive, a decisão de compra do outro lado acaba se baseando em critérios subjetivos. Entre eles, a empatia que o vendedor despertou ou as similaridades entre as duas partes.

Por isso, é fundamental que quem trabalha com vendas e atendimento também aposte em desenvolver algumas características pessoais. Conheça algumas delas a seguir:

 

1 – Comunicação

Saber se comunicar é uma habilidade importante para a vida como um todo. Afinal, é essa capacidade que permite que sejamos compreendidos e que nossos valores e ideias sejam transmitidos de maneira correta.

Quando falamos de vendas e atendimento, isso é primordial. Afinal, uma boa comunicação é o que faz com que o cliente se sinta seguro.

Além disso, a comunicação aumenta o nosso poder de argumentação. Respostas honestas, precisas e seguras fazem toda a diferença para criar vínculos de confiança.

 

2 – Disciplina

Aqui, estão englobados tanto os aspectos de aparência pessoal quanto o comportamento da pessoa. Afinal, a primeira impressão é o que fica e ela diz muito sobre um vendedor.

Estar sempre atrasado, por exemplo, transmite uma péssima impressão ao cliente. E esse tipo de postura também compromete a imagem da empresa.

Além disso, a forma como o vendedor se veste e se apresenta são indicadores de sua identidade profissional. Por isso, transmitir uma imagem de confiança e de profissionalismo faz toda a diferença.

 

3 – Organização e Flexibilidade

Um profissional organizado não atrasa ou esquece seus compromissos. Além disso, mantém as informações do cliente sempre à mão, permitindo oferecer um atendimento personalizado e de qualidade.

A flexibilidade também ajuda a contornar imprevistos e a estar preparado para situações adversas. Assim, desconfortos são evitados e é possível contornar crises ou insatisfações dos clientes.

Juntas, essas características têm o poder de levar um profissional a um nível de excelência.

 

4 – Coerência

Manter um discurso coerente e alinhado aos valores da empresa é o que faz com que um cliente se sinta seguro em uma negociação. Afinal, prometer algo que não será cumprido acabará arruinando por completo toda a relação construída com o cliente no futuro.

Um bom profissional de vendas e atendimento é honesto e comprometido. Assim, ele consegue orientar o cliente, mesmo que a empresa não disponha da solução mais adequada no momento. Fator que conta muitos pontos para um relacionamento próximo.

 

5 – Compreensão

Infelizmente, o hábito de realmente ouvir o que o outro tem a dizer está cada vez mais raro. E essa é uma habilidade primordial em um bom vendedor.

Nem sempre o cliente consegue expressar seus problemas e dificuldades. Muitas vezes, conseguir compreender um cenário por completo depende também da capacidade de o vendedor identificar sinais não-verbais, como um gesto ou uma entonação de voz.

A capacidade de entender os desejos e as vontades dos clientes pode ser determinante para separar os bons profissionais do excelentes. E, para isso, é preciso desenvolver essa habilidade.

 

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Trilha de desenvolvimento humano em vendas e atendimento was last modified: fevereiro 25th, 2019 by Mais Treinamento
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