X

5 competências de um líder que não podem faltar

Você sabe quais são as mais valorizadas competências de um líder nas grandes corporações? Conheça detalhes a respeito e saiba como encontrá-los!

As competências de um líder são reconhecidas facilmente pelo observador.

Basta analisar o comportamento e a forma de trabalho de uma equipe para conhecer o perfil do profissional que está à frente dos demais colaboradores.

Um trabalho realizado pela Gallup, empresa norte-americana de pesquisas, concluiu que 82% das escolhas realizadas pelas organizações na definição dos candidatos para vagas de gerência são falhas.

Esse número é alarmante, pois demonstra que as posições de comando das empresas não correspondem à qualidade exigida pelo mercado.

Relacionamos na sequência quais são as principais competências de um líder e como contar com bons profissionais para os cargos de gerência e chefia em sua empresa.

Quais são as competências de um líder?

Um líder, para atender às expectativas da diretoria e colaboradores, além das necessidades dos clientes, fornecedores e parceiros, precisa possuir as seguintes competências:

Comunicação

A comunicação consiste em saber ouvir, falar e escrever.

O líder precisa utilizar esses três recursos com habilidade, pois precisa compreender os objetivos da empresa, apresentar ponderações e observações daquilo que considera exequível.

Também deve saber lidar com os membros da equipe:

  • fazendo ajustes,
  • chamando a atenção,
  • elogiando,
  • delegando tarefas.

Confiabilidade

A confiança é fundamental entre as competências de um líder, pois, apenas dessa maneira, consegue-se um diálogo franco e amistoso com os colaboradores e a diretoria.

Um líder que oferece confiabilidade é respeitado e procurado nos momentos necessários, evitando problemas e corrigindo falhas.

Criatividade

Tomar decisões inesperadas exige rapidez e criatividade.

O líder não pode simplesmente se abster de uma decisão e precisa buscar alternativas quando as tarefas não estão funcionando.

Ser criativo é fundamental para quem deseja crescer na profissão, especialmente nos postos de comando.

Flexibilidade

Disposição para avaliar a situação e, se for o caso, mudar, é outra virtude que o líder precisa ter no seu cotidiano. A flexibilidade é fundamental para se alcançar os objetivos.

Os imprevistos, mudanças estratégicas e situações não esperadas podem modificar toda a estrutura organizacional de um empreendimento, portanto, o líder precisa rapidamente se adaptar à nova realidade para dar continuidade aos processos.

Responsabilidade

As competências de um líder exigem responsabilidade, pois ele está à frente de todas as vitórias da equipe, mas também precisa enfrentar os erros e falhas.

Assumir os problemas e buscar alternativas é uma obrigação de quem comanda, portanto, para ganhar a confiança de sua equipe, ele deve ser o primeiro a se apresentar nos momentos difíceis.

Comprometimento

A última e fundamental competência diz respeito ao comprometimento.

O compromisso com a empresa, diretores e equipe é essencial para se ter sucesso na liderança de uma organização.

Portanto, antes de assumir, é importante analisar, ponderar, discutir e aceitar os compromissos que sejam possíveis de serem executados.

Onde localizar esse líder?

Diante de tantas competências e obrigações que envolvem a liderança, onde buscar esse profissional?

Muitas vezes, o líder já faz parte da empresa, necessitando apenas de capacitação para tornar-se apto a desempenhar outras funções e assumir novas responsabilidades.

Os maiores líderes do mundo não nasceram prontos, pois foram aprendendo e incorporando hábitos e mudanças comportamentais na medida que enfrentavam as obrigações do dia a dia.

A formação de líderes

É possível formar líderes!

Para isso, deve-se investir em capacitação, onde técnicas, métodos e conceitos são apresentados, possibilitando que profissionais venham a conhecer e se adaptar a novas realidades às quais não estavam acostumados.

O líder pode ser formado sem precisar enfrentar todas as dificuldades de aprendizado, comum àquele que não conta com o apoio de uma organização capacitada a ajudá-lo.

A Mais Treinamento é uma empresa especializada na formação de líderes, onde esses são preparados para as diversas funções do cargo, entre elas:

  • gestão de pessoas,
  • liderança operacional, tática e estratégica,
  • visão estratégica de negócios,
  • gestão comercial.

As competências de um líder são possíveis de serem conquistadas. Para mais detalhes a esse respeito, contate a Mais Treinamento e conheça nossas soluções para capacitação profissional!

5 competências de um líder que não podem faltar was last modified: julho 15th, 2021 by Mais Treinamento
" Mais Treinamento : A Mais Treinamento e Consultoria é especializada em desenvolver programas de treinamentos customizados e elaborados sob medida para sua organização, com modernos recursos didáticos e o reconhecimento da história e da cultura de sua empresa. Participamos da implantação da solução, para trazer produtividade ao seu negócio, com investimento acessível a suas condições.."